
Filipe Araújo Florên-cio foi empossado como o novo delegado da Receita Federal em Montes Claros, sucedendo Andrey Oliveira, que agora ocupa a posição na Coordenação Geral de Programação e Logística da Receita Federal em Brasília. “Foram três anos de gestão com um trabalho focado em parcerias e transformação social, aproximando a Receita Federal da sociedade civil, do setor produtivo, das organizações e instituições”, disse Andrey ao passar o bastão.
Em relação às ações institucionais, Filipe pontua que a atuação principal da Receita continua sendo a arrecadação, mas a meta é potencializar as ações com finalidade social, a fim de transformar produtos em bens para a sociedade e alcançar grupos distintos de beneficiários. Ele explica que as entidades interessadas em pleitear os benefícios, devem estar constituídas pelo período mínimo de três anos. Com a documentação em dia, basta acessar o site da Receita Federal, preencher o formulário e justificar a finalidade para a qual tencionam receber as mercadorias. Dentro desse contexto, veículos, roupas, acessórios e até cigarros são descaracterizados ou passam por processos de transformação que posteriormente são revertidos às entidades assistenciais. O procedimento conta com a parceria das instituições de ensino. “A gente ensina a caçar e garante também a sobrevivência dessa matilha. Podemos substituir o Leão, que simboliza a Receita, pela figura da Leoa, que também protege as pessoas”.
De acordo com o Superintendente da Receita Federal em Minas Gerais, Michel Teodoro, que veio a Montes Claros participar da cerimônia de posse e da entrega de doações, em 2019 foi debatida a possibilidade da delegacia local se transformar em agência. Caso isso acontecesse os 88 municípios jurisdicionados ficariam desguarnecidos, com o Norte de Minas precisando recorrer a Belo Horizonte para utilizar os serviços do órgão. “Das 11 Delegacias da Receita em Minas Gerais, cinco se transformaram em agência. E Montes Claros quase entrou nessa situação. Graças à parceria efetivada com o TRT, à atuação da equipe local e às ações desenvolvidas, a Delegacia de Montes Claros se mantém como a referência no Norte de Minas”, ressaltou o superintendente.