cidade

Raquel Muniz assume a presidência do Lions Clube Sertanejo

Fundado em julho de 1977, clube de serviço celebra 48 anos de dedicação ao serviço social e voluntário

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 14/07/2025 às 19:00.
Ao lado da família, incluindo sua mãe Elza, Raquel Muniz assumiu a presidência do clube (Márcia Vieira)
Ao lado da família, incluindo sua mãe Elza, Raquel Muniz assumiu a presidência do clube (Márcia Vieira)

Na última sexta-feira (11), a médica e reitora do Centro Universitário Funorte, Raquel Muniz, assumiu a presidência do Lions Clube Sertanejo de Montes Claros. Fundado em julho de 1977, o clube de serviço completa 48 anos de atividade voltada ao serviço social e voluntário. Em 2025, o Lions Sertanejo teve participação no socorro às vítimas de enchentes nos municípios de Espinosa e Juramento. A Fundação Lions Internacional doou aproximadamente R$ 90 mil e o recurso foi utilizado na compra de donativos e logística, com apoio da Polícia Militar.

A nova presidente relata que desde criança frequentava os festivais de sorvete beneficente promovidos pelo clube, e sua mãe ainda guarda as canecas como lembrança. Além das memórias afetivas, a nova presidente assume com a missão de fomentar as ações em defesa dos mais vulneráveis, especialmente na área de saúde ocular, já que o clube internacional tem essa ação como uma das suas principais bandeiras. “Nós vamos trabalhar com os endocrinologistas, com os clínicos, com os oftalmologistas, de maneira integrada para diminuir a incidência da retinopatia diabética e, com certeza tratar também os efeitos daqueles pacientes diabéticos que têm um comprometimento da retina”, diz Raquel, que também tem especialização em oftalmologia e já desenvolve no Hospital das Clínicas Mário Ribeiro e no Instituto Hilton Rocha em Belo Horizonte, serviços direcionados ao tratamento da catarata e outras doenças que afetam a visão.

Inspirada pelo professor Hilton Rocha, que em uma visita à cidade atendeu centenas de crianças em um posto montado numa escola, a médica destaca a importância do Lions em Montes Claros e pretende, com os companheiros, resgatar e ampliar as ações humanitárias. “Estamos aqui para servir às pessoas. Já entramos em contato com a diretoria de Ouro Preto, faremos parcerias e queremos que o Lions Internacional tenha um olhar mais apurado para a região. Vamos fortalecer esse braço importante que é cuidar da visão”, disse Raquel, segunda mulher a ocupar a presidência do clube. Antes dela, a única representante feminina na presidência foi a empresária Catarina Duraes, que continua na diretoria.

Ao passar o bastão para Raquel Muniz, Jairo Tadeu de Souza afirma que durante a sua gestão conseguiu fazer uma reforma no clube e conquistou a adesão de novos sócios. “A nova presidente é uma pessoa muito dinâmica, com certeza vai aumentar ainda mais o quadro de sócios. Há uma necessidade, hoje, de pessoas disponíveis para ajudar a comunidade. Esse espírito ela tem e pode contar conosco nessa missão de servir à comunidade”, declarou.

Vera Nice Santos, presidente do Rotary Clube Liberdade, participou do evento de posse e falou sobre a expectativa de parcerias. “Tenho certeza de que Raquel vai fazer um grande trabalho, é uma mulher de grande potencial. O Lions e o Rotary têm um trabalho semelhante e já conversamos sobre diversas ações que faremos em parceria”, afirmou.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por