
O Mercado Central Municipal Christo Raeff está em obras. Serão investidos mais de R$ 2,7 milhões, com prazo de execução de 12 meses para reforma do telhado e dos banheiros, pintura, troca de fiação elétrica, instalação de climatizadores e implantação de cobertura na área da entrada.
A troca de toda parte elétrica foi orçada em R$ 70 mil. As obras serão realizadas em duas etapas. Na primeira, já iniciada, será feita a substituição de toda estrutura danificada. Na segunda, serão instalados 24 climatizadores para amenizar o calor.
A cultura do mercado faz parte da história do montesclarense. Ultrapassa o encontro entre urbano e rural, onde trocas, não somente de mercadorias, são tratadas. Lá, histórias de vidas são contadas e compartilhadas. É um dos pontos turísticos da cidade.
O mercado homenageia Christo Raeff, pai do saudoso e talentoso, médico-artista plástico Konstantin Christoff. Conta, atualmente, com 633 comerciantes, entre operadores dos boxes e produtores.
Sem ter sido tratado com o carinho que merece nos últimos anos, a última reforma do Mercado Municipal Christo Raeff foi em 2015 e naquela ocasião a reforma reformou o piso e o teto, toda a estrutura foi modificada, instalou corrimão na escadaria, foi colocado telhas de acrílico para aproveitar a luminosidade natural e calhas, os banheiros reformados, e todo o espaço recebeu pintura nova.
João Aparecido Ribeiro dos Santos tem 40 anos de mercado. Começou ainda no antigo. E conta que reforma, de verdade, nunca foi feita no Christo Raeff. “Muitas promessas e muitos quebra galho”, lembra. Mas seu João prefere ser otimista. Acredita que esta, agora, reforma será grande e de muita ajuda para o local, trazendo mais clientes e turistas.
“Espero que, dessa vez, seja uma reforma de verdade”, diz.
Com vasta experiência de mercado, ele sugere a padronização das bancas de verduras e legumes.
“É onde está o maior fluxo, poderia melhorar ainda mais”, frisa.
VALOR ALTÍSSIMO
O gerente do Mercado, Paulo Roberto Alkmin, informa que esta é a primeira reforma da atual administração. Ele ressalta que todos ganharão com estas melhorias
“Na medida que como melhorar a aparência, tiver mais organização e a cara de novo, de reformado, a consequência é que aconteça mais visitas, mais negócios”, acredita.
E os comerciantes comemoram.
“Vai melhorar bastante.Vai ser muito bom, porque as pessoas olham a limpeza, o local como um todo. E é melhor com reforma do que sem, como estava há sete anos”, destaca o barbeiro, Maurício Honorato Lopes, que trabalha no mercado há 28 anos.
“MERCADO MODELO”
A reforma acontece por insistência do vereador Valdecy Contador (Cidadania), e do ex vereador Valdivino Antunes (NDB). Por vários anos, eles vêm pelas melhorias. Apresentaram vários requerimentos, ofícios e emendas.
“Por ter ficado um valor muito alto, o município, através do vice-prefeito, do prefeito, conseguiu com o Ministério do Turismo uma emenda para dar o pontapé inicial na reforma do mercado”, explica Valdecy.
Segundo ele, depois da licitação, no dia 26 de agosto, as obras começaram. “Vai se tornar um mercado modelo”, vibra.