A 11ª companhia de polícia militar independente de meio ambiente e trânsito, como instituição responsável pela proteção da biodiversidade norte-mineira, por intermédio do 4° pelotão de meio ambiente em Montes Claros, está desenvolvendo o programa Produtor Legal. O programa tem o objetivo de orientar a comunidade rural sobre a legalidade de suas ações e o caminho a ser percorrido para uma utilização racional dos recursos naturais.
O projeto foi lançado ontem, terça-feira, na comunidade de Santa Bárbara, Zona Rural de Montes Claros. Na oportunidade, o tenente Thiago Alves Ribeiro, comandante do pelotão de policiamento ambiental e coordenador do programa, ministrou palestra para os produtores rurais. Ele falou aos presentes sobre a conscientização ambiental para o cumprimento da legislação, de forma a compatibilizar o desenvolvimento econômico da região com a proteção do meio ambiente, o chamado desenvolvimento sustentável.
O programa teve como marco inicial a semana mundial do meio ambiente neste ano de 2010 e será encerrado na semana do meio ambiente do próximo ano.
As atividades serão executadas pelos militares ambientais cabo Eimar Carrara e soldado Cassiano Pires, os quais orientam os produtores sobre formas de preservação ambiental, processos produtivos sustentáveis e os caminhos legais para obtenção de licenças ambientais.
Serão atendidas 30 comunidades nos municípios de Montes Claros, Francisco Sá, Juramento, Glaucilândia e Claro dos Poções. Cada comunidade será visitada pela equipe de execução, no mínimo, a cada trimestre.