O projeto de duplicação da Avenida Magalhães Pinto, acesso à BR 251, que irá se estender por cerca de 4,5 quilômetros, da altura do clube Max Min até as proximidades do Parque de Exposições João Alencar Athayde, já está pronto.
A parceria foi firmada entre a prefeitura de Montes Claros e o governo do estado, que já liberou, em novembro último, recursos da ordem de R$ 4 milhões para conclusão das obras.
Responsável pela elaboração do projeto, a secretaria municipal de Planejamento encaminhou ontem, quarta-feira, todos os documentos ao DER - Departamento estadual de estradas de rodagem, que irá contratar a empresa para execução da obra.
Segundo o secretário de Planejamento Guilherme Guimarães, além da duplicação, a avenida vai receber melhorias em vários aspectos. O local terá área para pedestres, canteiro central com paisagismo e ciclovia interna, com 4,5 metros de largura, o que irá garantir maior mobilidade e segurança para os ciclistas.
Outro aspecto ressaltado pelo secretário é o embelezamento da avenida, importante pela localização.
- Assim como nas praças e jardins, é preciso que nos preocupemos com o visual dos pontos principais que dão acesso à cidade, pois o visitante precisa ter uma primeira impressão que o agrade visualmente – diz Guilherme.
PARCERIAS
Segundo a Ascom, a melhoria dos corredores urbanos de Moc é uma das metas da atual administração, que desde 2005 vem implementando ações para garantir uma solução viária para alguns trechos considerados críticos, especialmente na região Leste da cidade. A primeira medida foi à criação e a execução do projeto de humanização do trânsito na Avenida Deputado Plínio Ribeiro, concluído e inaugurado nesta terça-feira (31).
Para integrar ao projeto de duplicação da Avenida Magalhães Pinto, a prefeitura firmou convênio com o governo federal, para colocação de uma trincheira sobre o leito férreo da Avenida Geraldo Athayde.
No Cintra, uma parceria também entre o município e a União vai garantir a urbanização completa, com pistas laterais asfaltadas, passeios, calçadas e drenagens. A primeira etapa do projeto vai contemplar a área que vai da Avenida Magalhães Pinto até a Rua Juramento. As obras já estão sendo licitadas.