PROJETO BUSCA ALIVIAR A DOR E O SOFRIMENTO DOS PACIENTES EM TRATAMENTO DE CÂNCER NA SANTA CASA

Jornal O Norte
Publicado em 29/01/2009 às 09:48.Atualizado em 15/11/2021 às 06:50.

Ana Maria Santos


Colaboração para O NORTE



·  Resgatar a dignidade da pessoa humana através da gratuidade do amor. Com esse lema, os membros da Comunidade Católica de Vida e Obra Filhos de Maria lançaram no ano de 2005, o Projeto Caritas Est, do latim Deus é amor, idealizado com a proposta de prestar atendimento psicológico e espiritual aos pacientes em tratamento de câncer em Montes Claros.



A comunidade foi criada há 10 anos, com a missão de ser a manifestação do amor misericordioso de Deus no mundo, de acordo com Henrique Almeida. Segundo ele, o projeto surgiu a partir do convívio de membros da comunidade Filhos de Maria com pessoas próximas, em tratamento de câncer.






MOTIVAÇÃO



Henrique afirma que no início, os voluntários se dedicaram a acompanhar pessoas acometidas pela doença em casas de apoio ligadas à Igreja Católica.



- As experiências positivas vivenciadas durante o acompanhamento a esses pacientes serviram como motivação para estender o trabalho de acolhimento pessoal e alívio a pacientes oncológicos internados nos hospitais - ressalta.



Explica que o desenvolvimento do projeto, que tem a coordenação espiritual do diácono e gerente de parcerias da Santa Casa, Fernando Veloso, foi iniciado nos setores de Oncologia e Radioterapia do hospital no início de janeiro, e conta com a participação de dez membros da Comunidade Filhos de Maria, que se revezam em visitas realizadas nos leitos do hospital em dias alternados, levando a Palavra de Deus como forma de conforto e apoio espiritual aos pacientes, visando contribuir com a melhor aceitação da enfermidade e influenciando positivamente nos resultados do tratamento.






VISITAS



Segundo Manuela Guedes, integrante do projeto, o Caritas Est pretende proporcionar aos pacientes oncológicos, condições para o desenvolvimento integral da pessoa humana e o alívio da dor, por meio de ações de cunho psico-espiritual-terapêuticas e sociais, visando a melhor convivência com a enfermidade e o tratamento.



- Nossa meta é, num segundo momento, baseados nos resultados alcançados com os pacientes no hospital, levar o atendimento ao convívio familiar, como forma envolver os mais próximos no processo de tratamento e minimizar a dor e o sofrimento ocasionados pela doença - enfatiza.



Frisa ainda que dentro das atividades desenvolvidas pelos membros do projeto junto aos pacientes, estão as visitas hospitalares, feitas durante o período de permanência no hospital, seguidos de diálogos, momentos de aconselhamento espiritual, leituras reflexivas e recursos artísticos como canções de relaxamento, que vão servir como estímulo para a continuidade e eficácia do tratamento, aliviando a dor e o sofrimento dos internos.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por