Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
O pastor da igreja presbiteriana localizada na rua Raio Christoff, João Wesley Rodrigues, esteve na manhã de ontem, quinta-feira, na redação de O Norte para falar sobre um importante projeto social que esta igreja está desenvolvendo junto à criança com situação de risco em alguns bairros de Montes Claros.
O projeto leva o nome de Passa Porte do Futuro, e já tem inclusive uma turma com 32 alunos recebendo aulas sobre ética, cidadania e da disciplina de português.
- O nosso objetivo é qualificar jovens adolescentes de 17 a 25 anos em cursos ministrados com parceria da Associação para promoção humana e desenvolvimento social com sede em Brasília-DF e ainda o Senai.
De acordo com o pastor João Wesley Rodrigues, 16 alunos recebem curso de panificação e confeitaria e outros 16 estão se especializando em elétrica de automóveis.
TRANSPORTE PARA OS ALUNOS
O pastor João Wesley conta que a idéia deste projeto na cidade surgiu a partir de uma idéia de uma ex-funcionaria do Banco do Brasil, de nome Iranir Moreira Silva - que soube da existência deste projeto em Brasília e resolveu introduzi-lo em Montes Claros.
– Os nossos alunos são na sua maioria de bairros periféricos da cidade como o Chiquinho Guimarães, o nosso objetivo é colocá-los em condições reais para o mercado de trabalho - diz.
Ele afirma que as aulas são ministradas na própria igreja, de segunda a sábado, de 13 às 17 horas, sendo que o transporte para os alunos é de responsabilidade do próprio projeto. De acordo com o pastor João Wesley, 25 pessoas entre professores do Senai e voluntários estão envolvidas diretamente na solidificação cada vez mais do projeto Passa Porte do Futuro.