Logotipo O Norte
Segunda-Feira,23 de Dezembro

Programa Cidadão Nota 10 promove 3ª fase em Moc

Jornal O Norte
Publicado em 14/03/2006 às 11:48.Atualizado em 15/11/2021 às 08:30.

Foi aberto nesta segunda-feira 13, no auditório da Faculdade Santo Agostinho, no shopping center Montes Claros, o seminário de Capacitação – Formação de alfabetizadores - Fase III, do Cidadão Nota 10. O programa, da secretaria de estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte Minas – SEDVAN e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – IDENE, foi implantado para combater e controlar o analfabetismo de jovens e adultos do Norte e Nordeste de Minas Gerais, e na busca de inclusão social dessa população de aproximadamente 460.000 pessoas privadas do acesso à informação escrita e, por isso, excluídos do mundo letrado e do direito à educação formal.



O encontro em Montes Claros reúne, nesta semana, cerca de 150 alfabetizadores, supervisores e coordenadores da mesa gestora local, represen-tantes das cidades de Coração de Jesus, Claro dos Poções, Fran-cisco Sá, Jequitaí, Juramento, Lagoa dos Patos e São João da Lagoa.



TEMAS



O seminário aborda, durante a semana, o Ser Humano, Os atores do processo e suas atribuições, A educação popular no Brasil e MEB, Alfabetização e Letramento, e a Educação inclusiva.



O encerramento acontece na próxima sexta-feira, dia 17, às 15h30.



Segundo componentes da Mesa gestora de Montes Claros, o Cidadão Nota Dez foi criado para reduzir o índice de anal-fabetismo da região, de 28.6% para pelo menos 12% - que é a média do estado. A intenção, segundo ela, é ir além do letramento.



EXEMPLOS



A alfabetizadora Janice Rodrigues Botelho, que tem 30 alunos, já promoveu com alunos uma Feira de Cidadania, com mostra de artesanato e comidas típicas, dança de rua, debate sobre desarmamento e aferição da pressão arterial.



Iara Flávio dos Santos, de Claro dos Poções, que dá aulas para 25 pessoas na residência de Márcio Flávio, na fazenda São José do Mocambo, diz que é importante fazer parte deste projeto.



- Trabalhamos com pessoas idosas e mais jovens. É uma família, já que nasci e fui criada junto a estas pessoas. Reconstruo e construo novas amizades - frisa ela.



O Cidadão Nota 10 é coordenado pelo governo do estado através da SEDVAN/IDENE, em parceria com a Conferência nacional dos bispos do Brasil e articulado com diversos segmentos de tradição religiosa, associação de muni-cípios, prefeituras, associações comunitárias urbanas e rurais.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por