Professores municipais ameaçam paralisação

Jornal O Norte
Publicado em 01/07/2011 às 08:47.Atualizado em 15/11/2021 às 17:30.

Servidores públicos municipais se reúnem em frente à prefeitura para negociar piso salarial



Samuel Nunes


Repórter



null


Servidores municipais cobram por melhores condições de trabalho e salário justo para categoria








Servidores públicos municipais, se reuniram em frente à prefeitura municipal na manhã de ontem, 30, objetivando ouvir a proposta feita pelo executivo ao sindicato da categoria. A reportagem recebeu informação de que pelo menos 10 escolas da rede municipal de educação pararam as atividades de forma parcial e integral, sinalizando para uma greve se os profissionais da educação do município não receberem a devida valorização por parte da administração.





A proposta do executivo é pagar o piso nacional para os profissionais da rede e implementar a tabela com o volume de recursos da ordem de setecentos mil reais para os setores da prefeitura. Em relação ao piso nacional a contraproposta da categoria é de que se negocie com o município o pagamento retroativo a janeiro para estes profissionais e reivindicam também a volta das férias prêmio. Neste encontro ficou definido que acontece no próximo dia 12 de julho às 18h30, no salão das Irmãs Mercedarias localizada à Rua João Pinheiro n° 26, mais um encontro dos servidores para avaliar uma resposta pronta do executivo municipal.





SERIEDADE





O assessor do sindicato dos servidores públicos municipais, Valmore Edi, destaca a realização dos encontros com o servidor, que de acordo com ele tem visado negociar de maneira séria e respeitosa com o executivo a valorização da categoria. Observa que o movimento não tem conotação partidária sendo que o partido é o sindicato dos servidores.





Valmore reiterou a importância da participação dos servidores e lembrou da necessidade de se unir em torno da convenção coletiva de trabalho. Abordou outros temas concernentes ao funcionalismo público municipal, como a recuperação da capacidade de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Obras e Urbanização, a Esurb, que no entendimento dele desenvolve um serviço dos mais relevantes que é de saúde pública no município.





- O encontro realizado foi ordeiro e pacífico e esta é uma forma de fazer com que o servidor seja respeitado e não tenha os seus direitos lesados - justifica.   



VALORIZAÇÃO





Dentre as várias categorias presentes no encontro à porta da prefeitura marcaram presença os vigias municipais que ressaltaram a importância do encontro. À reportagem enumeraram as reivindicações da categoria como, por exemplo, melhoria salarial e adicional de risco. O presidente da associação dos vigias municipais Miguel Alves revela o salário deste servidor que hoje é de R$ 545,00. Salienta que diante do acúmulo de função deste servidor público que tem a responsabilidade de cuidar do patrimônio público e ainda ser porteiro, os vigias, entendem que o salário pago a este servidor é injusto sendo que o correto é que estes venham a receber pelo menos um salário e meio. O também vigia Manoel José Vieira, lembra que a categoria está abandonada pela administração no que tange a valorização e os direitos pertinentes a este setor da administração pública municipal.





O servidor lembra que a comissão de trabalho da Câmara Federal aprovou por unanimidade no dia 26 de maio parecer do deputado Eudes Xavier (PT- CE) ao projeto de lei 6.113/09 que dispõe sobre a atividade dos vigilantes. O texto aprovado prevê o pagamento de adicional de risco de vida aos profissionais da área de segurança.





- Este acréscimo possibilita que profissionais como salva-vidas, vigias e vigilantes, seguranças privados, dentre outros profissionais sejam reconhecidos pelos esforços disponibilizados na defesa do patrimônio e da vida das pessoas, assinala.





Servidores da área de pavimentação da Esurb cobram também valorização enquanto ser humano uma vez que sofrendo perseguições. Cobram ainda a voltada dos benefícios. Lembram que o alvo da prefeitura que deveria ser o servidor está sendo desmotivado diante da insatisfação da categoria em relação a falta de um plano de carreira e melhores salários.   





Ainda no encontro, servidores de várias categorias asseguraram que não aceitam realizar negociação com o executivo separadamente.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por