Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
No próximo mês de julho o Proerd – Programa de combate e erradicação das drogas, promovido pela polícia militar nas escolas de Montes Claros formará mais uma turma de alunos. São mais 4.400 crianças que, segundo o vereador Aurindo Ribeiro – PV estão vacinadas contra o grande perigo que são as drogas.
O Proerd forma mais 4.400 crianças: consciência contra as
drogas aumenta nas escolas da cidade (foto: divulgação)
- A cada semestre formamos uma turma de alunos. No semestre passado a formatura alcançou 2.800 crianças e para o próximo a nossa expectativa é de que aumentemos esse número para oito mil, dez mil estudantes – ressalta o parlamentar, que vem defendendo a expansão do programa na cidade com recursos oriundos do orçamento municipal para 2008.
- Apresentarei emendas nesse sentido, quando o legislativo receber o projeto de lei do executivo tratando do orçamento para o ano que vem. E defendo que os demais vereadores façam o mesmo.
RECURSOS EXTRAS
De acordo com Aurindo Ribeiro, o poder público municipal deveria dar uma contribuição mais expressiva para um programa que apresenta resultados altamente positivos no combate às drogas, disseminando entre os estudantes, um dos principais alvos do tráfico, a consciência de que os seus males precisam ser evitados.
Na próxima terça-feira, o vereador, que é porta-voz do executivo no legislativo dará entrada com projeto na mesa diretora da casa solicitando recursos de R$ 31 mil para a realização da formatura.
- Essas crianças merecem aplausos e apoio. Elas se tornam agentes, qualificadas em aulas ministradas por monitores do projeto e ficam aptas a dizerem não às drogas e de ajudarem os colegas, dentro e fora da escola, a dizerem a mesma coisa – manifesta o parlamentar.
PREVENÇÃO É TUDO
Aurindo Ribeiro defende uma atenção maior ao Proerd informando que as estatísticas mundiais apontam que em 85% dos casos de violência as drogas estão presentes - e que isso pode ser percebido em Montes Claros nos delitos registrados pela polícia.
- O Proerd olha a droga como um dos males maiores da humanidade, prejudicando, sobretudo, os jovens. Nossos jovens estão a cada dia integrando o mundo do crime e do vício. Matando e morrendo por conta das drogas. O Proerd é uma arma poderosa para que eles possam escapar desse grave problema e para que o combate às drogas seja mais eficiente.
Ele lembra que a questão do combate às drogas envolve três pontos fundamentais, que são o tratamento dos viciados, a repressão policial ao uso e tráfico e a ação preventiva.
- É aí, nesse terceiro ponto que entra o Proerd, atuando com a criança dentro da escola, junto com os professores em iniciativas que contam com a participação dos seus pais, irmãos, da família, enfim, na conscientização dos males das drogas. Na prevenção às drogas – acentua.
SOCIEDADE
Ainda conforme o vereador, apesar dos resultados do Proerd e do apoio do poder público, a população também precisa estar integrada ao combate e à erradicação das drogas.
- Se a sociedade se mobilizar definitivamente, com determinação no combate às drogas, não somente as pessoas consideradas vítimas de seus males serão beneficiadas, mas todos nós. A sociedade tem um papel fundamental nesse processo.
A prevenção observa Aurindo Ribeiro, pode eliminar até mesmo custos financeiros que as drogas impõem às famílias, aos cofres públicos com as ações de tratamento e de repressão policial.
- A prevenção, antes de tudo, salva vidas, mas também garante economia com os gastos do dinheiro privado e público - completa.
Aurindo Ribeiro disse ainda que assim que o projeto de lei, solicitando recursos para a realização da posse da nova turma de formandos do Proerd for aprovado pela câmara municipal a data da solenidade será oficialmente anunciada.
- Só dependemos dessa contribuição – encerra.
