PROE de Montes Claros é exemplo para Minas

Jornal O Norte
Publicado em 25/09/2008 às 10:36.Atualizado em 15/11/2021 às 07:44.

Em dois anos de operação o PROE - Programa de Complementação Educacional, através da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros - ACI - lançou no mercado um milhão e duzentos mil reais em bolsas de estágios, movimentando a economia e promovendo o desenvolvimento. O Programa atendeu mais de 2 mil estudantes em oportunidades de estágio, sendo 510 estagiários ativos atualmente.



A partir desse desempenho, o PROE de Montes Claros foi convidado a assumir a coordenação estadual do programa de estágios. - A expectativa para  o próximo semestre é de atuar em grandes cidades da região metropolitana  como  Belo Horizonte, além de Ipatinga, Divinópolis, Juiz de Fora, Três Corações, Viçosa e Uberlândia, explica Sérgio Gomes, agora coordenador do PROE Minas.



Ele completa que algumas dessas cidades estão bastante amadurecidas na gestão do programa. Assim, promoveremos estratégias de expansão comercial. Acreditamos que, em 2009, o número de estagiários deverá ser dobrado em todo o Estado.



Para Sérgio, o destaque da gestão do PROE em Montes Claros foi o investimento em capacitação e treinamento para os estagiários. Este modelo deverá ser seguido em todo o estado de Minas. Ainda a grande preocupação em observar rigorosamente a legislação específica de estágios e promover, realmente, a experiência prática diretamente vinculada aos conhecimentos teóricos de nossos estudantes.



Nilson Babichak, novo coordenador PROE / ACI, lembra algumas vantagens da contratação de estagiários intermediada pela ACI / PROE: menor taxa de administração do mercado: 10% do valor da bolsa de estágio; maior agilidade na contratação dos estudantes; pagamento direto aos estagiários evitando burocracias e atrasos; equipe treinada para o atendimento e totalmente comprometida com o bom desenvolvimento dos estágios; não cria vínculo empregatício; o piso de remuneração não é pré-estabelecido entre outros.



- O Proe permite ao empresário cumprir seu papel social e oxigenar sua empresa com os conhecimentos dos estagiários contratados, destaca Geraldo Drumond, presidente da ACI. O programa é desenvolvido tendo como princípio  a legislação de estágio sem vínculo empregatício, de acordo com as Leis 6494/77; 8859/94 e 9394/96 e o Decreto 87497/82. Para empresas que possuam uma demanda superior a  25 estagiários a ACI oferece uma taxa administrativa diferenciada.



É importante salientar que toda contratação do PROE gera recursos para a manutenção da  estrutura da própria entidade. Isto significa que, ao optar pelo estagiário do PROE, o empresário estará economizando e investindo numa associação que presta serviços à cidade de Montes Claros e região,  cuja seriedade e competência estão solidificados desde sua fundação em 1949, conclui Sérgio Gomes.



Mais informações no site www.acimoc.com.br, pelo e-mail  proe@acimoc.com.br ou pelos telefones (38) 2101.3300 / 2101.3311 / 2101.3313. (ascom ACI)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por