Uma nova funcionalidade do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), gerenciado pelo Incra, torna mais eficiente e prático o atendimento a proprietários de imóveis rurais. A nova tecnologia implanta o serviço de upload (envio de dados via internet) no sistema para entrega de documentação comprobatória de declaração para Cadastro de Imóvel Rural.
O sistema vem para agilizar e facilitar o processo para o homem do campo, que antes precisava se deslocar até uma superintendência do Incra ou Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) e ainda enviar pelos Correios a declaração. O que levava muito tempo e gasto, uma vez que esses produtores vivem em comunidades afastadas da área urbana do município.
Para ajudar os produtores da região de Montes Claros, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento disponibilizará equipes para cadastrar gratuitamente para os proprietários de terrenos rurais. Os servidores da secretaria passaram por um treinamento para atender os usuários.
“Estamos dando todo o amparo para auxiliar os proprietários rurais na formalização do cadastro. Para isso, temos equipes disponíveis para realizar gratuitamente o cadastro”, explicou o secretário da Agricultura, Osmani Barbosa.
Os proprietários de até quatro módulos rurais, área equivalente a 160 hectares, devem se cadastrar. Os formulários deverão ser preenchidos via internet. Com a mudança, a documentação agora será recepcionada pela internet no próprio sistema, devendo ser entregue nos seguintes formatos: PDF, PNG ou JPG.
A implantação do upload de arquivos atende à necessidade da autarquia de disponibilizar soluções que deem mais celeridade aos fluxos dos processos, com o aprimoramento e utilização de instrumentos tecnológicos capazes de promover a melhoria processual, estabelecendo uma visão sistêmica e integrada dos serviços.
REGULARIZAÇÃO
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses.
Através desse cadastro, é possível fazer o levantamento das características da propriedade, com a delimitação de áreas de preservação permanente, reserva legal, áreas de interesse social, entre outras.
Durante o encontro, os participantes receberão informações sobre o processo de delimitação que possibilitará os cálculos dos valores das áreas para diagnóstico ambiental.
Os interessados na realização do CAR devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, na rua Carlos Paulino Cardoso, 401, Vila Exposição.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2211-4200.