Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Mais uma vez a pesquisa de preços de materiais escolares indica uma variação considerável de um mesmo produto e marca. Um dos destaques na variação de preços é o Mini Dicionário da marca Ridell, encontrado com uma diferença de até 243% entre os estabelecimentos do gênero.
De acordo com pesquisa realizada pelo Procon, alguns itens na cesta de material escolar variam em até 295% nos preços (foto: Wilson Medeiros)
O técnico do Procon, Leonardo Magalhães esclarece à população que a pesquisa é um instrumento de apoio às compras, sendo esta uma ferramenta necessária no auxílio para os pais no momento de fechar negócio.
- È importante também os pais ficarem atentos às marcas dos produtos. Muitos fabricantes produzem a mesma marca classificando-as em produtos de linhas A, B ou C, a fim de proporcionar o acesso de todas as classes econômicas a seus produtos.
Leonardo Magalhães afirma que a pesquisa realizada apresenta uma consulta a 57 itens de papelarias, distribuídos em diversas marcas.
VALORES
Leonardo Magalhães diz que um exemplo que pode ser citado e para o qual as pessoas têm que ficar atentas é quanto ao lápis da marca Faber Castell, encontrado a preços que variam em até 295%. Ele salienta que a qualidade do lápis é que diferencia o preço, bem como o modelo e seu código referencial.
– A pesquisa traz informações de preços a partir de algum valor podendo, estes, estarem na mesma marca, porém de qualidade inferior, modelo diferenciado ou código de referência destinta.
O técnico do Procon considera que um ponto positivo foi a queda no preço do papel chamex, encontrado no ano passado em valores absolutos de até R$ 15,15. Atualmente a média de venda deste produto chega à faixa de R$ 10,00. Ele lembra que outro produto que merece destaque é a cola da marca Cascolar, que indicou uma variação de 141% na pesquisa.
– A pesquisa de preços de materiais escolares é muito importante, pois muitas instituições de ensino ao entregarem a lista de materiais indicam diversos produtos e até marcas que podem onerar o orçamento familiar. O Procon esclarece que os pais não são obrigados a adquirirem a marca que está sendo solicitada. O direito à escolha tem que ser preservado.
COMPRA À VISTA
O Procon detectou que as empresas do ramo vêm praticando diferentes descontos nos preços à vista, atingindo uma média que varia entre 5% a 10% de desconto. Leonardo orienta que ao comprar o material escolar, que a compra seja feita à vista, pois nas estratégias de vendas das empresas elas oferecem formas de pagamentos que seduzem o consumidor. No entanto, Leonardo diz se os pais não podem pagar à vista, que optem por um parcelamento em menor número.
- Esclarecemos que provavelmente não estarão contemplados todos os produtos indicados nas listas de materiais. Todavia, as informações contidas para os pais podem auxiliá-los na busca daquela empresa que vem praticado preços comerciais mais vantajosos.
A dica do Procon é que os pais se unam, fazendo as compras em conjunto, pois diante disto poderão ter o poder de barganha melhor, face ao número expressivo de materiais adquiridos de uma só vez.
A pesquisa está à disposição da população no site, www.montesclaros.mg.gov.br. Mais informações pelo telefone: (38) 3229-3506.
