Fabíola Cangussu
Repórter
onorte@onorte.net
O Procon e o Ipem- Instituto de pesos e medidas realizaram fiscalizações nas lojas e supermercado do Shopping Montes Claros para conferir os selos de qualidade dos brinquedos e o funcionamento das balanças.
Segundo o coordenador executivo do Procon, Andrey Mendes Santos, a parceria entre as entidades, tende a prestar uma assistência melhor aos consumidores, pois, cada um consegue fiscalizar melhor um seguimento. Andrey conta que solicitou a participação da vigilância sanitária, porem não foi atendido, mas espera em outra oportunidade poder trabalhar todos em sintonia, para garantir total proteção ao consumidor.
O Ipem não encontrou problemas nas lojas, os brinquedos seguiam as normas nacionais de segurança e as balanças também obedeciam à legislação.
Andrey diz que além do serviço de fiscalização do Procon, o consumidor deve ficar atento aos detalhes para que possa exigir seus direitos, e caso sejam desrespeitados, a pessoa deve fazer denúncias.
As lojas foram orientadas a informar os preços das mercadorias, que segundo o coordenador são três, o a vista, o da etiqueta e à prazo. Segundo a entidade, as lojas anunciam promoções dividindo o preço sem juros, porém, o valor anunciado é o da etiqueta e não o à vista, e isso leva o consumidor a erro de avaliação.
Moacir Aleixo Fernandes, gerente de vendas de supermercado, ressalta que a empresa onde trabalha tem a fiscalização das entidades competentes como uma ferramenta importante para a administração.
- Alem de contarmos com as informações dos órgãos fiscalizadores, temos uma equipe interna que fiscaliza semanalmente nossa empresa, tentando minimizar qualquer tipo de problema interno – comenta o gerente.
A dona de casa Joveslaine Stadler Souza, 35, cobrou responsabilidade dos pais no momento da compra. Segundo ela, a fiscalização do Ipem é importante, porém, os pais devem fazer sua parte, escolhendo os brinquedos com cuidado, verificando a idade indicada, o tipo de material, e se tem os selos de qualidade.
