Samuel Nunes
Repórter
O diretor do Procon - Programa municipal de defesa do consumidor, Leandro Aguiar, em entrevista a O NORTE, falou sobre alguns cuidados que o consumidor deve ter no ato da compra de eletroeletrônicos e itens de informática. Lembrou ainda a necessidade primordial de o cliente ler com atenção o contrato. Segundo Aguiar, diante de tanta desinformação por parte do consumidor, o Procon lança cartilha com informações para compra destes itens.
FOTO XU MEDEIROS
Leandro Aguiar: - Quando se adquire um plano de telefonia 3G, é preciso lembrar que esta não é a velocidade, mas a capacidade de captação de dados.
- Quando se adquire um plano de telefonia 3G, é relevante salientar que esta não é a velocidade, mas a capacidade de captação de dados. Entendo que falta informação por parte de quem adquire este plano, uma vez que no contrato consta que a operadora garante 10% do valor em termos de velocidade da internet inserido no contrato - explica.
Segundo Leandro Aguiar, as reclamações surgem por falta de informação, que deve ser passada aos clientes por parte das operadoras. Ele cita, como exemplo de produto que pode gerar problemas para o consumidor, os televisores com conversor digital.
- Quem vende tem por obrigação informar o cliente, independentemente de qual o produto a ser vendido. Com relação à venda de televisor com conversor digital, por exemplo, falta informação para quem adquire este produto, uma vez que Montes Claros ainda não tem sinal digital. Ou seja, a TV vem com conversor digital, mas, a transmissão tem que ser com tecnologia analógica. Muitos consumidores, ao comprar o aparelho de televisão nesta condição, não sabem desta importante informação - afirma.
Segundo Leandro Aguiar, as operadoras de telefonia lideram o ranking de reclamações no Procon. Por isto, na edição de amanhã, O NORTE trará matéria sobre este assunto.