Presidente do BDMG diz o que fazer para vencer crises

Jornal O Norte
Publicado em 25/03/2009 às 08:50.Atualizado em 15/11/2021 às 06:54.

Nágila Almeida


Colaboração para O NORTE



Em visita à Associação comercial, industrial e de serviços de Montes Claros, o presidente do BDMG - Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais, Paulo Paiva, falou sobre a crise e oportunidades durante palestra para associados da ACI e cooperados do Sicoob Credinosso. 



- Tenho procurado não falar sobre a crise, mas sim sobre as perspectivas agregadas a ela. O Brasil é um país enorme, com características diferentes. Algumas regiões absorvem esse momento de maneira também diferente. O governo Lula prevê que, em 2009, o crescimento não será maior que 2,5%. O Fundo Monetário Internacional prevê crescimento na economia mundial na ordem de 1,8% para 2009 e 3% em 2010 - diz.



Paiva frisa que "a crise é grave. Mas temos condições de reverter a situação. Os impactos em Minas Gerais dependem da cadeia produtiva. São muitos os gerais, regiões com estruturas econômicas baseadas na mineração, no agronegócio e exportações. Inclusive, Montes Claros conseguiu aumentar as exportações em março. Na agricultura e pecuária, os reflexos ainda foram menores".



Outra medida recomenda por ele é a gestão:



- Geralmente, quando crescemos, relaxamos com a própria gestão. Agora é hora de olhar para sua eficiência, agilizar as ações e reduzir custos. O empresário deve notar novas oportunidades, ganhar espaço em outra área. Combinar ousadia com cautela. Diversificar a atividade e preencher os espaços no mercado. Neste momento, se a empresa estiver melhor que a do concorrente, há boas oportunidades de aquisição de emprego, melhorar o quadro de colaboradores.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por