Logotipo O Norte
Segunda-Feira,23 de Dezembro

Prefeitura reinaugura usina de produção de alimentos

Jornal O Norte
Publicado em 29/11/2005 às 11:01.Atualizado em 15/11/2021 às 08:55.

No próximo dia 1º de dezembro, quinta-feira, às 18 horas, a Prefeitura de Montes Claros reinaugura sua Usina de Produção de Alimentos, situada na rua Adão Gomes Ferreira, Vila Exposição. O objetivo é que, já a partir de 2006, escolas, creches, entidades conveniadas, centros de convívio e unidades de saúde que recebem assistência social, todos de alguma maneira ligadas à Municipalidade, sejam abastecidos com produtos à base de soja, importante fonte de proteína que oferece a quem a consome energia e ferro em abundância. Participarão da solenidade o prefeito Athos Avelino, o secretário municipal de Educação, professor Gilmar Ribeiro, outras autoridades e membros da comunidade.



Implantada na cidade há 16 anos por meio do projeto da Vaca Mecânica, a estrutura ocupa um terreno de 5.300 metros quadrados – a área construída, um galpão de 21 cômodos, chega a 495 metros quadrados – onde também poderá haver futuramente o cultivo de horta comunitária e a abertura de um poço tubular. Coordenador da usina, José Messias Fonseca Aquino explica que em cada turno a capacidade de produção diária do local, que também abrange uma padaria, é de 600 litros de leite de sabores variados e cinco mil pães e derivados (biscoitos, bolachas e bolos). Para se alcançar tal meta, todavia, ele antecipa que, nos meses de dezembro e janeiro, a usina funcionará em caráter experimental, aperfeiçoando a execução do serviço e fazendo testes de aceitabilidade.



A atual administração acrescentou ao maquinário existente uma embaladeira automática para envase cuja capacitade de trabalho é a embalagem de mil litros de leite por hora. Feita de aço inox, a embaladeira tem a função de dosar e fechar sacos plásticos em polietileno, a partir de bobinas de filmes plásticos. Além disso, esteriliza a face interna da embalagem por meio de lâmpadas ultravioletas.



A Secretaria Municipal de Educação, que administra a Usina de Produção de Alimentos, há meses está empreendendo esforços no sentido de reativar o projeto. Tanto que em março enviou equipe técnica à Universidade de Marília (SP) justamente para discutir uma política de segurança alimentar eficaz que enriqueça a merenda escolar distribuída na Rede Municipal de Ensino. Lá, a chefe da Seção de Merenda Escolar, Hercília Nogueira de Souza, a nutricionista Juliana Queiroz Santos e José Messias Fonseca Aquino conheceram o projeto “Planeta Soja” cujas metas se assemelham às traçadas pela Prefeitura de Montes Claros no que diz respeito à sua usina. A Secretaria Municipal de Atividades e Serviços Urbanos, sob a inspeção do engenheiro Rubens Vendramine, disponibilizou cerca de 20 homens para trabalhar em regime de urgência no sentido de adequar o ambiente às exigências da Vigilância Sanitária. As obras de reforma e ampliação abrangeram desde a recuperação das instalações elétricas e hidráulicas até pintura externa e inter


na, colocação de piso de alta resistência e pequenos serviços (troca de vidros das janelas, portas e do portão de acesso), além da construção de um muro divisório, que substituiu a tela que cercava o terreno, e de um passeio de concreto.



Atuarão em parceria com a Secretaria de Educação nesta empreitada as pastas de Assistência e Desenvolvimento Social e de Saúde e a Associação de Promoção e Ação Social (APAS).

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por