José Wilson Santos
Colaboração para O NORTE
Você quer conhecer os melhores destinos turísticos do Norte de Minas? Então dê uma passada pelo Mercado Municipal Christo Raelf, onde está instalado o posto de informações turísticas do Circuito Sertão Gerais, que abrange os municípios de Montes Claros, Capitão Enéas, Glaucilândia, Itacambira, Juramento, Lagoa dos Patos e São João do Pacuí. A sala fica do lado esquerdo de quem entra pela porta principal, à rua Marechal Deodoro. Lá se tem acesso a farto material de divulgação sobre as riquezas culturais e religiosas e os lugares mais aprazíveis da região, que merecem ser vistos e desfrutados.
Viajar, conhecer novos lugares e pessoas é uma experiência das mais agradáveis, mas que infelizmente não é desfrutada por boa parte dos montes-clarenses. Não por falta de condições, mas de hábito. Ao contrário do que muita gente pensa, fazer turismo pelo Norte de Minas, que tem lugares belíssimos, paradisíacos, bastante visitados por gente de outras plagas, está ao alcance de todos.
A vantagem é que não precisa sair de férias para usufruir do que a região oferece de melhor. O turismo de fim-de-semana é mais que suficiente. A maior parte dos lugares a serem visitados fica próxima de Montes Claros e oferece boas acomodações, bebidas e comidas típicas, muitas vezes preparadas em fogões a lenha, à moda antiga. E mais: artesanato, manifestações culturais únicas, rios, cachoeiras, infra-estrutura para caminhada, rapel, canoagem, visita a cavernas e grutas. Tudo isso a baixo custo. Quem não tem carro pode ir de ônibus, pois toda a região é interligada por transporte intermunicipal.
Se você não tem o hábito de frequentar o Mercado Municipal, não sabe o que está perdendo. Comece por lá, porque o logradouro proporciona uma grande oportunidade de se conhecer o artesanato e os produtos típicos de boa parte da região. Não é à-toa que o Christo Raelf é o prédio público mais visitado pelos turistas que passam por Montes Claros. O mercado é ponto de encontro para quem aprecia gente bonita, uma boa comida e um bom papo. Aos sábados e domingos os barzinhos e cantinas ficam cheios e o mercado se transforma num point. A Cantina do Léo, que fica lá, venceu a etapa montesclarense do famoso Comida di Buteco, evento turístico realizado nas maiores cidades mineiras. Seu prato típico é língua ao molho madeira.
A Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, que administra o logradouro, deu uma boa dinâmica ao local, com instalações funcionais. Em breve, obras de revitalização tornarão o prédio num dos mais bonitos de Minas Gerais. Dentro de um ano, o Christo Raelf será referência mineira de mercado popular e orgulho do montes-clarense. O secretário Roberto Mauro Amaral já anunciou que o projeto está concluído e as obras entram na fase de licitação, devendo começar neste primeiro semestre. O empenho da Secretaria de Governo, para conseguir os recursos necessários em Brasília, foi fundamental.
Por estes e outros motivos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo escolheu o Mercado Municipal para sediar o ponto de informações turísticas de Montes Claros. Passe por lá e descubra tudo o que a região tem a oferecer, em termos de turismo e aventura, para toda a família.