Será inaugurada nesta terça-feira, 31, a nova Avenida Deputado Plínio Ribeiro, entre os trevos da Siom e da Real. Considerado um dos trechos mais perigosos da cidade, o local, que sempre foi palco de inúmeros acidentes - muitos deles fatais -, ficou conhecido como Avenida da morte. Com o projeto de humanização do trânsito, o tráfego melhorou e motoristas, ciclistas e pedestres ganharam mais segurança.
O projeto foi elaborado por equipe técnica da Transmontes - Empresa de transporte e trânsito de Montes Claros e da secretaria municipal de Obras Públicas. Já os serviços foram executados pela Esurb e pela empreiteira Antares.
Entre as mudanças estão: ampliação na iluminação pública, com a colocação de 11 novos pontos e recolocação de 23 postes, que receberam também novas luminárias; ampliação da pista, com a criação de uma terceira para conversão; criação de acesso exclusivo, com mudança do raio de giro – sentido bairro/centro; ampliação da rede de esgoto; construção de calçadas nos dois lados do trecho; nova sinalização na pista, com faixa de pedestres e colocação de placas; e sinalização semafórica.
A presidente da Transmontes, engenheira e arquiteta Ivana Colen Brandão, responsável pelo projeto de trânsito e sistema viário, explica que, para fazer essas intervenções, foram realizados vários estudos, dentro da engenharia de tráfego. O custo total da obra ficou em torno de R$ 500 mil.
- Foram mudanças fundamentais para a proteção da vida, que é o bem mais importante – diz Ivana.
A falta de sinalização provocava um problema de convivência de aproximadamente 2 mil veículos por hora, em relação a uma população de cerca de 22 mil pessoas que moram nos bairros que têm a avenida como acesso - região Leste da cidade.
Entre os bairros diretamente beneficiados estão: Monte Carmelo I e II, Ipiranga, Monte Alegre, Carmelo, Vila Regina Peres, Cintra e Santa Lúcia e Lourdes. O secretário municipal de Obras, Marcos Maia, ressalta a importância do projeto.
- Segurança e conforto são palavras que repercutem sobre a obra, que foi uma das prioridades do prefeito Athos Avelino no primeiro ano de governo - diz.
A inauguração está marcada para esta terça-feira, às 19 horas, na altura do ginásio Poliesportivo.