A prefeitura de Montes Claros, por meio das secretarias de administração, educação e saúde decidiu afastar do trabalho, temporariamente, as servidoras municipais que lidam diretamente com o público e que estejam grávidas. Estas pessoas serão remanejadas e exercerão funções que não lidam diretamente com o público. A portaria 040 começou a vigorar a partir do dia 14 de agosto e segue as orientações do ministério da saúde para prevenção e enfrentamento da gripe A (H1N1). A medida não acarretará perdas salarias às servidoras e deve durar até a publicação de nova portaria sobre o assunto.
Cada secretaria providenciará de forma imediata a recomposição do quadro de pessoal, para assegurar a regularidade dos serviços prestados à comunidade. As servidoras que se encontrarem grávidas devem procurar a divisão de pessoal, na Secretaria de Administração, de segunda a sexta-feiras, após as 12 horas, para as orientações operacionais e terem acesso aos benefícios da portaria. Já os setores responsáveis pela verificação da freqüência e das folhas de ponto, devem orientar as gestantes e garantir o cumprimento da medida.
Serão afastadas as funcionárias de escolas, centros de convívios, unidades de serviços de saúde, de atenção social, de desporto, lazer e atendimento ao público, tanto em atividades técnicas quanto administrativas. (Da ascom prefeitura municipal de Montes Claros)