Alessandra Marques
Colaboração para O NORTE
Como aconteceu no início deste ano, no primeiro processo seletivo da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o pré-vestibular gratuito oferecido pela prefeitura de Montes Claros mostrou novamente eficiência. Para o segundo semestre, mais de 50 alunos foram aprovados em diversos cursos como Direito, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Educação Física, Pedagogia, Letras, Matemática, História e Geografia, entre outros. O número pode aumentar, pois vários estudantes estão na lista de espera.
O pré-vestibular oferece, atualmente, 1.340 vagas de forma gratuita, por semestre, em nove unidades de diferentes regiões da cidade. O programa está presente nas unidades dos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) dos bairros Renascença e Maracanã, na Escolas Municipal Jason Caetano (no Grande Delfino) na Escola Normal Plínio Ribeiro, no Centro de Evangelização Caminho de Emaús (Major Prates) e no antigo prédio da Escola Estadual Francisco Lopes (Santos Reis). A zona rural também é beneficiada com o programa, na Escola Estadual Estadual Marisa de Oliveira, em Nova Esperança, e na municipal Mariana Santa, no planalto Rural.
A preparação para o próximo processo seletivo já começou. Os alunos que irão participar do pré-vestibular gratuito neste segundo semestre podem efetuar as matrículas até a próxima sexta-feira, 06, na mesma unidade onde foi feita a inscrição, das 19 às 21 horas. É preciso levar uma cópia de identidade. As aulas terão início na segunda-feira, 09.
Segundo a coordenadora do pré-vestibular municipal, Vera Lúcia Rocha de Carvalho, durante esta semana os professores participam do planejamento das aulas, visando melhorar ainda mais a qualidade do ensino do pré-vestibular gratuito. O planejamento acontece no departamento de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação, localizado à rua Raio Christoff, próximo à Prefeitura.