Pouca coisa para se comemorar no dia nacional de combate ao câncer

Jornal O Norte
Publicado em 29/11/2006 às 12:19.Atualizado em 15/11/2021 às 08:45.

Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net



Foi comemorado na segunda feira 27, o dia nacional de combate ao câncer. No entanto, essa não é uma data para ser comemorada. Segundo estimativas do ministério da Saúde, até o final desse ano serão registrados no País cerca de 305 mil novos casos de câncer. Ao todo, 117 mil pessoas vão morrer vítimas da doença, que é a segunda maior causa de mortes no Brasil, só perdendo para os problemas cardiovasculares.



Ainda sem perspectiva de cura para a maioria dos tipos, as estatísticas de casos de câncer e de número de óbitos provocados pela doença não param de crescer. Somente neste ano, o ministério da Saúde estima que cerca de 117 mil pessoas morrerão, vítimas de algum tipo de tumor maligno.



PRIMEIRO NO RANKING



Anda de acordo com o ministério da Saúde, o câncer de mama ocupa o primeiro lugar no ranking, com 31.590 casos. Em seguida vem o câncer de estômago, com 22.330, e o de pulmão, com 20.835 ocorrências. O câncer de próstata também é um dos mais preocupantes e está em quarto lugar, com 20.820 casos. O de colo de útero tem 16.270 ocorrências.



Embora o câncer de mama lidere o ranking do número de casos, o de pulmão está no topo da lista em número de óbitos. Somente neste ano serão 15.145 mortos. Em seguida vêm as vítimas de tumores de estômago (10.765 mortos), mama (8.670 mortos), próstata (7.320 mortos) e intestino (7.230 mortos).



EM MONTES CLAROS



Segundo a oncologista Priscila Bernardina Miranda Soares, somente no hospital Santa Casa, 700 pessoas com câncer são recebidas por mês. Ela salienta que por mês 40 pessoas chegam ao setor de oncologia do hospital. Na opinião da médica, os números citados acima são preocupantes sendo preciso, inclusive, mais profissionais habilitados para atender pessoas com câncer.



- Montes Claros se tornou uma referencia para outros municípios da região do Norte de Minas devido à estrutura presente no hospital para atender casos relacionados ao câncer.



Priscila Bernardina Miranda Soares alerta quanto à importância de o cidadão, de uma maneira geral, procurar orientação médica mesmo sem qualquer sintoma aparente.



- O ministério da Saúde tem se empenhado no sentido de incentivar as pessoas a consultar o médico oncologista para que a doença seja detectada ainda no seu estado precoce. Quando isto ocorre fica mais fácil o tratamento se constatado algum problema.



ALIMENTAÇÃO ERRADA



Com a maioria dos tumores ainda sem cura e com os efeitos colaterais provenientes dos tratamentos que são empregados atualmente, o câncer ainda é um grande desafio para a ciência e para a medicina. Entretanto, a expectativa dos especialistas é de que o tratamento do câncer sofra uma mudança radical dentro dos próximos anos.



De acordo com a oncologista Priscila Bernardina Miranda Soares, não é possível constatar de maneira efetiva os reais motivos do número de câncer está aumentando na cidade significativamente.



- No entanto, a alimentação inadequada rica em carboidratos e pobre em fibras pode ser um dos fatores do crescimento do índice de câncer. Aliado a este fator está o estress, o cigarro, bebida alcoólica e a vida sedentária, que podem contribuir também para o câncer.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por