A prefeitura de Montes Claros, através da secretaria municipal de Serviços Urbanos, está desenvolvendo o programa de adoção de espaços públicos, em parceria com a iniciativa privada. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, mediante termo de adoção, os interessados ficam responsáveis pela conservação e manutenção do logradouro, viabilizando a irrigação, reposição de plantas, adubagem, varrição e bordadura dos gramados, entre outros serviços, assumindo todas as despesas decorrentes da sua execução, exceto a água, cujo fornecimento é de responsabilidade da prefeitura.
Em contrapartida, a empresa adotante recebe os direitos para veicular sua marca no local, por meio de placas, informando que os serviços de jardinagem são feitos por ela. Exemplos dessa parceria são os canteiros da Avenida Sanitária, próximo ao conjunto habitacional Castanheiras, mantidos pela empresa Mendes Eletromecânica.
A Master Imobiliária também firmou parceria com a prefeitura
(Foto: Eustáquio Narciso)
- A adoção de praças em Montes Claros é um programa vitorioso, a cidade precisa desse tipo de solução. Procuramos, desde os primeiros momentos da administração Athos Avelino, implementar esse tipo de parceria. Nosso trabalho está sendo feito nos moldes de outras cidades que conhecemos pelo Brasil afora. A parceria privada, neste aspecto, veio ajudar muito a prefeitura – diz o secretário de Atividades e Serviços Urbanos, Jessé Lima.
Ele elogia o empenho dos empresários parceiros na adoção de praças, especialmente nos aspectos de embelezamento e de estrutura física dos espaços.
SATISTAÇÃO
Crispim Soares Mendes, proprietário da Mendes Eletromecânica, em parceria com a prefeitura, adotou canteiros de jardim, tanto em frente a sua empresa, como ao longo da Avenida Sanitária, nas proximidades do cruzamento com a Avenida Geraldo Athayde.
O responsável pela execução do programa, Carmino David Silveira, ressalta a satisfação dos empresários adotantes, uma vez que estão preservando o meio ambiente de Moc, dando novo perfil ao local adotado, mudando o paisagismo para algo mais agradável. Carmino informa que já chega a 80 os locais disponíveis para serem adotados. O número de adotantes já atingiu o número de 70. Ainda existem locais a serem adotados, mas os espaços centrais estão praticamente esgotados. Resta, no Centro, apenas a Praça Dr. João Alves, a do Automóvel Clube.
Segundo o agrônomo, as empresas interessadas em participar do programa devem procurar o paisagista Charles da Costa Veloso, responsável pela adoção de praças, canteiros e jardins, juntamente com o chefe da Divisão de Parques e Jardins, Cármino David Silveira, através do telefone 3229-3434, Ramais 229/230, Divisão de parques e jardins, no horário comercial. Contatos por e-mail: dpj@montesclaros.mg.gov.br.