Naíma Rodrigues
Repórter
onorte@onorte.net
A situação do bairro São Judas tem deixado os moradores indignados pela falta de atenção da prefeitura. As pessoas reclamam da falta de infra-estrutura do bairro, que não apresenta um sistema de esgoto canalizado e que vem correndo a céu aberto. Os problemas persistem com o fornecimento de energia que é precário, pois os postes não chegam com a luz para todos.
João Cardoso reclama da qualidade da água de
sua cisterna, contaminada pelo esgoto (foto: Wilson Medeiros)
O córrego fétido corre a céu aberto, dificultando e impedindo a passagem do trânsito de veículos e pedestres. Os moradores alegam que o problema existe há mais de 10 anos e que o mau cheiro é terrível, incomodando 24 horas por dia.
SEM RETORNO
Apesar de estarem em dia com a taxa de esgoto exigida pela Copasa, os moradores não têm respeitado o direito de obter uma rede canalizada de esgoto.
- O que mais tem nesta região são crianças. E elas vivem brincando em meio à podridão da água do córrego, do mau cheiro que é terrível. Estamos pagando a taxa de esgoto e vivendo em meio ao esgoto – diz Ananias Muniz.
O morador Ananias Muniz dos Santos diz ainda que no bairro, um dos mais perigosos da cidade, principalmente no período da noite, devido aos problemas de rede de energia que são precários, os bandidos aproveitam da situação para poder invadir as casas.
- A prefeitura alega que o problema tem que ser sanado pela Copasa, enquanto a Copasa garante que a obra é de total responsabilidade da prefeitura. Então fica um jogando a responsabilidade para cima do outro e ninguém resolve nada – diz Ananias Muniz.
NÃO ADIANTA
Moradores do bairro dizem que já fizeram diversas denúncias à prefeitura, sobre as condições desumanas em que vivem, mas que nenhuma medida foi tomada. A prefeitura alega, segundo eles, que as obras só terão inicio após a conclusão da Avenida do Bicano, próximo ao local.
- Esse prefeito Athos Avelino, francamente. Eu votei nele, mas estou arrependido, não é bom de serviço não. Nele eu não voto mais. De jeito nenhum. E quase todos daqui. Saneamento é uma obra fácil de realizar, o que está faltando é boa vontade – afirma o morador Ananias Muniz.
REIVINDICAÇÕES
- Este problema nos afeta há muito tempo e nunca ninguém resolveu nada. A prefeitura alega que o custo da obra é muito caro. Esse esgoto acabou com a cisterna que eu tinha em minha residência, a água está toda contaminada, e já não dá para jogar nem mesmo nas plantas. Já pedimos tanto para a prefeitura, mas não adiantou. Também, a cidade não tem um prefeito de verdade mesmo – diz João Cardoso.