População deve redobrar combate ao mosquito transmissor da doença

Jornal O Norte
Publicado em 07/02/2011 às 16:49.Atualizado em 15/11/2021 às 17:21.

A dengue já atingiu quase um milhão de brasileiros no ano passado e matou 572 pessoas. Números do governo do estado dizem que, em 2010, as notificações de dengue aumentaram mais de 300% em Minas Gerais. No ano passado, o estado registrava 83.193 casos, este ano, dados parciais demonstram que já são mais de 253 mil notificações da doença. A projeção é que se poderá chegar a 500 mil novos casos em 2011.



Estes números preocupam a dona de casa Maria de Lurdes Soares Lima, moradora do bairro Delfino Magalhães. Ela afirma que o trabalho realizado pelos agentes de combate a endemias é importante, mas a população tem que tomar os cuidados necessários no combate ao mosquito transmissor da doença.



Ela diz tomar todos os cuidados em sua casa, como as vasilhas com água. A dona de casa afirma ainda que, troca a água do tambor quase que diariamente.



Já na casa da auxiliar de serviços gerais Maria do Rosário, os cuidados com o mosquito aedes são redobrados.



- Aqui em casa, eu e a minha filha já tivemos dengue. É uma doença que deixa o corpo da pessoa dolorido e sem ânimo para realizar as atividades. A situação é preocupante e tanto o poder público municipal como a população tem que responsabilidade em fazer cada um sua parte, sugere.



Maria do Rosário afirma que depois da experiência nada agradável com a dengue, tem feito sua parte e motivado também os vizinhos na tarefa de deixar os quintais limpos evitando desta forma a proliferação do mosquito. 



FORÇA TAREFA



O governador Antonio Anastasia lançou no mês de dezembro do ano passado o programa estadual de controle permanente da dengue. Um conjunto de ações reúne o esforço do governo de Minas, Exército, Aeronáutica, ministério da saúde, prefeituras e sociedade, no enfrentamento à ameaça de uma grande epidemia da doença no estado. Entre as ações, está a criação de uma força tarefa formada por cerca de 400 profissionais e voluntários. O governo de Minas investirá no programa R$ 60 milhões até junho de 2011.



No entanto, o município de Montes Claros não se preparou para receber esta força tarefa no combate a dengue, que aconteceria no dia 17 de janeiro. Na oportunidade o diretor administrativo financeiro da secretaria municipal de saúde, Marco Antônio Alves Veloso disse, geralmente o município que recebe esta força tarefa contribui com alimentação para quem trabalha nesta missão. Porém, explicou que a contabilidade da prefeitura de Montes Claros já tinha sido fechada e não teria mais possibilidade de abrir processo licitatório para contratação de empresa que disponibilize a alimentação.



A força tarefa é formada por 432 pessoas, sendo 200 soldados do Exército, 40 da Aeronáutica e 192 agentes de saúde. Essas pessoas realizam uma varredura nas áreas consideradas de risco, visitando casas, percorrendo.  lojas comerciais e lotes baldios para eliminar os possíveis focos do mosquito. Além disso, a Força Tarefa conta com dez ônibus para dar suporte às equipes de trabalho; 70 carros fumacê; 600 bombas costais; nove caminhões (Dengue móvel) e 20 Dengômetros.  Os caminhões que integram a Força Tarefa serão transformados em Dengue Móvel e circularão pelas cidades trocando entulho por material escolar. Pneus, latas e garrafas pets serão trocados por 45 mil cadernos e 125 mil borrachas e lápis.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por