Polícia federal lança Operação Internet Segura

Jornal O Norte
Publicado em 09/02/2011 às 09:55.Atualizado em 15/11/2021 às 17:21.

Samuel Nunes


Repórter



A Delegacia de Polícia Federal de Montes Claros realizou na manhã de ontem, 08/02, no Centro de convenções do Serviço Social do Comércio, Operação Internet Segura, visando orientar e incentivar a sociedade sobre o uso seguro e consciente da internet. O evento contou com a participação de estudantes e professores.



As estudantes do 1º ano do ensino médio, Luciane Gonçalves e Taynnah Maria de Freitas aprovam a iniciativa da polícia federal. Ambas utilizam diariamente as redes sociais e afirmam que depois das dicas de como usar a internet de maneira segura tomarão os cuidados devidos.



Fotos: Samuel Nunes


null


Luciane Gonçalves e Taynnah Maria de Freitas afirmam que há a necessidade de mais palestras voltadas para o uso da internet



- Aprendemos que não podemos clicar em qualquer link, fornecer detalhes da vida pessoal em perfis da internet e  postar fotos de forma a expor nossa imagem – frisam.



O estudante do 2º ano do ensino médio, João Vitor Meira, lembra que é importante que as autoridades constituídas do município possam sempre trazer para a mesa de debates temas que façam parte do cotidiano das pessoas.



- Gostei de ter participado das palestras, e todos saíram conscientes de que é preciso tomar alguns cuidados ao utilizar a internet – diz.






COMEMORAÇÕES



Segundo o delegado federal, Eduardo Maurício Araújo, coordenador do evento em Montes Claros, a operação faz parte das comemorações do Dia Mundial da Internet Segura (Safer Internet Day) 2011. O delegado explica que o dia é uma iniciativa que mobiliza 65 países de todo o mundo para promover o uso seguro da internet. Ele salienta que esta ideia foi organizada pela Insafe, rede que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da internet nos países da União Europeia. O tema deste ano é Estar online é mais que um jogo, é sua vida.



null


Eduardo Maurício Araújo ressaltou a relevância de se usar de forma segura a internet



Eduardo Maurício revela que no Brasil, além da Polícia Federal, o evento é organizado pelo ministério Público Federal e pelo Safernet - site institucional de proteção aos direitos humanos na sociedade da informação.



Em Montes Claros, a operação Internet Segura incluiu palestra sobre como utilizar, de maneira segura e consciente, a rede mundial de computadores. A solenidade contou com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil, instituições bancárias, entidades de classe, instituições de proteção ao menor, pais, profissionais da área da informática e imprensa.



Durante a palestra, o delegado Eduardo Maurício fez exposição sobre as ações da Polícia Federal no combate aos crimes cometidos através da internet, como a difusão de conteúdos pornográficos, crimes de pedofilia, furtos e golpes, através de e-mails falsos, entre outros. Ele orientou os participantes sobre os meios de denúncia que a Polícia Federal e outras polícias oferecem à população e dará dicas importantes de como utilizar a internet de forma segura e consciente.






ORKUT



O delegado da Polícia Federal chama a atenção para a relevância e os cuidados que crianças, jovens e adolescentes devem ter com a página pessoal na internet por meio do Orkut. Conforme ele, é fundamental que se evite a exposição de crianças com trajes de banho e restringir ao máximo, informações e dados pessoais no link perfil do Orkut.



- Acredito que a partir do momento em que se coloca, por exemplo, informações sobre família e fotos com pouca roupa, isto pode despertar a ação de pedófilos. Deve-se ter o cuidado também com as comunidades pessoais na internet, enfim, todo cuidado é pouco com a internet – conclui.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por