Samuel Nunes
Repórter
Sempre há um chá contra qualquer malefício que atinja uma criatura de Deus e que pode ser encontrado no mercado municipal de Montes Claros: o óleo da copaíba é um excelente cicatrizante. Já o sangue de dragão serve para tratamento de úlcera, gastrite e pedras na vesícula.
Tem até xarope para gripe, bronquite, asma, garrafadas para gastrite, ácido úrico, gota. Até para depressão tem o calmante composto.
Plantas medicinais ajudam a prevenir e
combater doenças (foto: XU MEDEIROS)
Pois bem, no mercado municipal, símbolo da cultura local, se encontra de tudo - requeijão, queijo, rapadura, frutas, verduras, cachaça, cereais, e... Claro, plantas medicinais com fartura.
É próximo à banca das verduras que está localizado um dos maiores espaços para a venda de plantas medicinais para a prevenção e cura de inúmeras doenças.
TRADIÇÃO
Atencioso e profundo conhecedor das mais diversas plantas medicinais, Valter Ruas dos Santos se autodenomina raizeiro. Há mais de 20 anos no ramo, ele afirma categoricamente que várias doenças podem ser curadas com os produtos que prepara e vende. Revela que através da natureza desde uma simples gripe passando por bronquite e mesmo uma úlcera no estômago podem ser curadas e prevenidas.
- Temos a espinheira santa, uma das mais conhecidas, e outras plantas que podem ser usadas como remédios ou mesmo como chás, como por exemplo, hortelã, alecrim, erva doce e canela - sugere.
GERAÇÃO
A aposentada Maria Soares, que reside na cidade de Januária, afirma ser cliente de Valter há vários anos. Frisa que sempre faz uso de suas plantas medicinais, o que em sua opinião é extremamente importante para a sua saúde.
Valter Ruas dos Santos lembra ainda sobre um dado importante no que se refere ao uso de plantas medicinais e que diz respeito ao fato de o hábito passar de geração em geração no seio de uma família. Garante que diante da importância das raízes não tem como usar as plantas medicinais contra diversas doenças.
- É bom que se diga que alguns dos remédios vendidos em farmácias são tirados daqui. Eu recomendo o uso dos remédios e chás feitos à base das plantas medicinais - finaliza.