Logotipo O Norte
Domingo,21 de Dezembro

Plantas medicinais ajudam na cura de doenças

Jornal O Norte
Publicado em 19/10/2006 às 09:14.Atualizado em 15/11/2021 às 08:42.

Ticyana Fonseca


Repórter


onorte@onorte.net



A cura pela plantas, uma tradição, a cada dia que passa está mais em alta. Porém, essas plantas devem ser usadas corretamente.



Um dos fatores que influenciam as doenças é a má alimentação. O que muitas pessoas não têm é o conhecimento de que a medicina alopática (tradicional) usa estas ervas para fazer os medicamentos.






Maria Miguel da Costa:


- Graças a Deus meus filhos são fortes e saudáveis, tudo


isso com a ajuda dos remédios naturais (fotos: Wilson Medeiros)



As tradições com as ervas fazem com que muitas pessoas, antes de comprar algum remédio, tomem chás ou façam uso de raízes. No mercado municipal podem ser encontradas muitas pessoas que vendem ervas e raízes e que acreditam que a cura pelas plantas acontece, mas quando é usado o medicamento da maneira certa.



VENDEDORES



A tradição, que leva o nome de ervas ou remédios naturais faz com que a venda seja sempre boa e que muitos vendedores tenham uma clientela constante.






O raizeiro Walter Pereira dos Santos e suas plantas milagrosas



- Ervas já têm uma tradição, a pessoa não esquece de sua origem. Tenho erva de todo o tipo: hortelã, capim santo, erva doce. Trabalhamos desde uma simples dor de cabeça até problemas intestinais. Toda erva tem um prazo de validade, porque caso contrário ela fica velha e pode não ter o mesmo efeito. Quando qualquer um de nos adoece, procura logo tomar um chá, é um instinto natural. A procura pelas ervas é muito boa, o que faz que ela seja uma boa fonte de renda. Hoje, muitos estudantes de Farmácia e Medicina vêm e procuram as ervas para fazerem pesquisa. O preço médio da quantidade da erva e de 1 a 2 reais - relatou Walter Pereira dos Santos dono de uma banca com ervas medicinais.



COMPRAS



Outra vendedora relata que o numero de homens que compram os remédios para as mulheres é bem maior.



- Eu aprendi com o tempo a conhecer as ervas, cada erva serve para uma doença. Temos a sena, que é bom para o intestino, a cavalinha, que serve para emagrecer entre outras tantas. As pessoas acreditam mais na cura por esse lado, pois vendo bem. A que vendo mais é a bucha paulista. O prazo de validade das ervas é de mais ou menos 3 meses. Homens e mulheres, todos compram, porém, quando é alguma que, se mal usada pode causar aborto, os homens é que compram. Tem 8 anos que eu tenho esta banca e vendo bem. Existem algumas ervas aqui que as pessoas misturam com a pinga, como a imburana, que serve para gripe, mas antes das pessoas comprarem eu pergunto por que querem a erva.



CONSUMIDORES



Algumas pessoas não trocam o remédio natural pelo alopático, pois acreditam que o remédio natural pode curar doenças.



- Tanto eu, como os meus filhos, fomos criados com remédios naturais. Ensino a eles que é melhor tomar um chá antes de tomar remédio de farmácia. Isso acontece, porque fui criada na roça e tenho em minha casa varias ervas, que planto. Minha filha tinha verme e anemia e se curou com o auxilio de batata de pulgo. O remédio de farmácia cura uma coisa e piora outra. Graças a Deus meus filhos são fortes e saudáveis, tudo isso com a ajuda dos remédios naturais - diz Maria Miguel da Costa.



FARMACÊUTICOS



Segundo a farmacêutica Marizete Correia, tem de haver uma junção de ervas e remédios alopáticos.



A farmacêutica Marizete Correia sugere a mistura de ervas e alopáticos



- Inicialmente não existe remédio. Através das plantas é que são retirados os medicamentos. O que a população tem de fazer é usar corretamente estas plantas, porque às vezes o principal não é a raiz, e sim, mas as plantas. Tudo isso tem de ser olhado. Por exemplo, a raiz ferve e folha faz infusão. As duas junções têm de trabalharem juntas. Remédio é tudo aquilo que tem resultado positivo. Um medicamento já é um produto manufaturado. Nem todo remédio é medicamento. Mas temos de fazer a identificação correta das plantas, pois assim as duas vão conseguir caminhar juntas - relatou Marizete.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por