Piso salarial de agentes comunitários de saúde pode duplicar

Jornal O Norte
Publicado em 17/11/2009 às 08:41.Atualizado em 15/11/2021 às 07:17.

Samuel Nunes


Repórter 



José Romilson, presidente da associação dos agentes comunitários de saúde e combate as endemias do Norte de Minas, revela que comissão composta por 200 integrantes da categoria esteve em Brasilia na última semana a fim de acompanhar votação do projeto na comissão especial que trata do piso salarial, que pode passar para dois salários mínimos. José Romilson, que também é servidor público municipal, afirma que foi discutido ainda o plano de carreira dos servidores, sendo que o conselho deixará de ter esta denominação e passará a ser confederação sindical distrital do estado de Minas Gerais.



Frisa ainda que há a previsão de que aconteça no dia 20 de dezembro um congresso da categoria em Montes Claros, José Romilson afirma que a expectativa dele é que mais de 2 mil trabalhadores que atuam como agentes comunitários de saúde e combate as endemias de Montes Claros e do norte de minas possam participar deste evento, que objetiva solidificar a categoria e por conseguinte, mostrar para as autoridades políticas presentes as dificuldades pertinentes à categoria.



- Temos a expectativa de que várias autoridades políticas venham se fazer presentes neste congresso, como por exemplo, o ministro da saúde José Gomes Temporão, que nos tem dado total apoio, a senadora. Patrícia Saboya (PDT-CE), além de vereadores, das cidades vizinhas, deputados estaduais e federais da região.



José Romilson explica que, quanto ao local para a realização do congresso, este ainda não está definido, entretanto afirma que ele juntamente com demais integrantes da diretoria da associação dos agentes comunitários de saúde e combate as endemias do norte está a procura de um local que ofereça condições para a envergadura do congresso.



Reitera a importância da votação da votação do piso salarial e do plano de carreira da categoria, votação esta que de acordo com ele deve acontecer no congresso nacional nesta quarta-feira, sendo que depois o projeto passa também pelo senado federal para depois passar pela sanção do presidente Lula. José Romilson afirma ainda ser imprescindível que este projeto passe no congresso e no senado federal uma vez que estará beneficiando inúmeros trabalhadores.



- Só em Montes Claros, existem 716 agentes efetivos e mais 200 contratados, sendo que o conselho representa 5.700 trabalhadores no Norte de Minas – diz.



Afirma ainda que tem trabalhado de forma a buscar cada vez mais benefícios para esta importante categoria da administração pública municipal.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por