Pintura da estátua de São Judas gera polêmica

Jornal O Norte
Publicado em 12/11/2007 às 15:52.Atualizado em 15/11/2021 às 08:22.

A restauração de uma imagem de São Judas Tadeu, que até pouco tempo estava sem a cabeça, surpreendeu os devotos do bairro que leva seu nome, em Montes Claros, durante missa de celebração do dia do santo padroeiro, 28 de outubro.






Localizada no bairro que leva seu nome, estátua de São Judas


é um símbolo da devoção dos fiéis
(fotos: WILSON MEDEIROS)



José Geraldo Souto, morador da região, que se diz cristão livre pensador, teceu críticas em virtude da pintura, que levou as cores preta e branca.



- Isto é coisa de atleticano – observa.



Ele alega que a restauração descaracteriza uma obra de arte que é considerada patrimônio público, sobretudo da comunidade católica da região, que não tem qualquer tipo de ligação com nenhum time de futebol.



RACISMO



O morador lembra que o fato de o santo ser pintado com a cor preta pode gerar racismo, pois existe preconceito racial tanto do branco para o negro e vice-versa. Lembra ainda o episódio que aconteceu em Belo Horizonte quanto à imagem de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do Clube Atlético Mineiro, foi pintada de preto, gerando várias manifestações.



O NORTE entrou em contato com representantes da Paróquia de São Judas na última sexta-feira, uma pessoa que pediu o anonimato revela que estátua foi restaurada por um devoto, uma vez que a mesma estava totalmente danificada pela ação dos vândalos. A reportagem também tentou contato com o Frei Valdo, pároco responsável pela igreja, mas o padre se encontrava em viagem. (SN)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por