Logotipo O Norte
Terça-Feira,26 de Agosto

Pilates: Massagem do corpo em movimento

Jornal O Norte
Publicado em 17/01/2011 às 18:19.Atualizado em 15/11/2021 às 17:20.

Nágila Almeida


Colaboração para o Norte





Em tempos de se cultivar a qualidade de vida e preservar a estética do corpo, a sociedade moderna elege Pilates como uma opção de exercícios simples e eficazes. Através de atividades de baixo impacto, a técnica trabalha o corpo alongando-o e proporcionando um ótimo condicionamento para o dia-a-dia.



Foto: Nágila Almeida





O método de Pilates trabalha o corpo todo com exercícios de baixo impacto e ainda ajuda a relaxar









A novidade chegou ao Norte de Minas há cerca de cinco anos. E, se começou com preços salgados, a prática, hoje, está ao alcance de todas as classes sociais. Em centros de estética, a técnica de Pilates tornou-se uma febre e deixa muita gente na fila de espera por alguns meses, pois os exercícios são feitos em longo prazo e com turmas bem reduzidas.





- Sempre quis fazer os exercícios de Pilates. Soube sobre os benefícios através de amigos. Não me decepcionei. Pratico os exercícios há seis meses e sinto a diferença no corpo e na mente - diz Amélia Dias, 27, educadora física.





Mas o que é Pilates?





- Pilates é um método de condicionamento físico e mental que desenvolve força, flexibilidade, resistência e controle motor do corpo. Através de uma multiplicidade de exercícios executados em aparelhos diferenciados, o método prioriza fortalecimento da musculatura abdominal e alongamento da parte posterior do corpo, proporcionando um bom equilíbrio, alinhamento e postura corporal - responde Luciana Caldeira Pimenta, instrutora de Pilates do Centro Estético Matura.





Ela destaca que a técnica é indicada para qualquer faixa etária, pois o método Pilates contém as modificações e considerações adequadas para diferentes corpos, respeitando as características e limitações de cada pessoa.


 





Profissionais de Pilates





A escolha de um studio que ofereça o método Pilates requer bastante cautela. Apenas os profissionais fisioterapeutas e os educadores físicos podem orientar os exercícios, caso contrário o aluno pode sofrer danos à saúde. O Pilates tem um custo razoável porque exige turmas de até três pessoas e o studio é composto de aparelhos importados. A assistência é dada por um profissional formado, habilitado e certificado pelo método. Os custos da habilitação são caros, alguns são feitos no exterior.





A avaliação de cada aluno, que antecede o programa de exercícios, tem vital importância, visto que a prática de Pilates pode ser a associada ao tratamento de algumas doenças como Parkinson, Alzhaimer, Epicondilite, Lombalgia, Escoriose, Hérnia de disco, Osteoporose, Lesões musculares, pré e pós-parto e pós-cirurgias.





- Como o método é relativamente novo, muitos profissionais de saúde ainda não o conhecem. As pessoas devem ficar atentas, pois muitas pessoas poderão querer se aproveitar dos benefícios e da intensa procura para aplicar os exercícios  sem a devida formação -  alerta Luciana.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por