Um suspeito de exploração sexual infantil pela internet foi preso em flagrante em Montes Claros durante a operação Saint Nicolas II, realizada na última terça-feira. A ação foi feita de forma integrada entre a Superintendência Regional e todas as delegacias da Polícia Federal em Minas, com o objetivo é coibir a exploração sexual infantil na internet.
Cerca de 80 policiais federais cumpriram um mandado de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 35ª Vara Federal de Belo Horizonte.
A operação aconteceu em Belo Horizonte, Sabará, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Divinópolis e Ipatinga.
Em Montes Claros, ao cumprirem um mandado de busca e apreensão, os policiais prenderam em flagrante um homem suspeito de praticar o crime.
Na primeira fase da operação Saint Nicolas, realizada em 30 de setembro do ano passado, três pessoas foram presas em flagrante em Montes Claros por posse de material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. Somente em um dos locais onde foram feitas buscas foi constatada a transmissão de 1.200 arquivos.
INVESTIGAÇÕES
A Polícia Federal iniciou as investigações a partir do uso de ferramentas e técnicas que permitem a coleta de informações na internet e a identificação de usuários que frequentemente compartilham ou comercializam esse tipo de arquivo na web.
Os suspeitos detidos nas duas fases da operação responderão pelos crimes previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dentre outros. Se condenados, poderão cumprir até dez anos de reclusão mais multa.
Além de Montes Claros, na Grande Belo Horizonte foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e efetuadas quatro prisões, sendo três em flagrante e uma temporária.
Em Ipatinga, no Vale do Aço, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e duas prisões realizadas em flagrante. Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, os policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão e ainda efetivaram uma prisão em flagrante.
Na mesma região, desta vez em Uberlândia, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e duas pessoas foram presas em flagrante.
A operação Saint Nicolas cumpriu ainda um mandado de busca e apreensão em Divinópo-lis, região Central do Estado, e uma prisão em flagrante em Governador Valadares, no Leste de Minas. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, foram dois mandados de busca e apreensão cumpridos.