Logotipo O Norte
Quarta-Feira,27 de Agosto

Perigo escancarado na pista

Cratera, aberta há quatro meses na entrada da cidade, só aumenta e prefeitura nada faz

Márcia Vieira
Publicado em 07/02/2019 às 07:16.Atualizado em 05/09/2021 às 16:26.

A chegada a Montes Claros pela avenida Jacques Amintas Morais, próximo ao bairro Industrial, não é nada receptiva. Uma cratera dá as “boas-vindas” aos visitantes e já faz parte da rotina de moradores. Há cerca de quatro meses o buraco se abriu e vem só aumentando, oferecendo riscos a condutores e pedestres.

A erosão está bem no meio de uma das pistas, obrigando a criação de um desvio. Logo após o surgimento do buraco, o canteiro central foi quebrado para fazer um desvio temporário, utilizando uma parte da outra via.

Mesmo depois de tanto e de muitas reclamações, nada foi feito pela prefeitura, segundo um morador do bairro Eldorado.

A preocupação tem aumentado com as chuvas dos últimos dias, que pode ampliar os danos. “Ainda não houve acidente, mas no dia que começou, se eu não tivesse ido até lá sinalizar, poderia ter caído algum carro no buraco. Eles vêm em alta velocidade. Depois que abriu o buraco, a prefeitura veio aqui, fechou, mas fizeram um serviço mal feito”, disse o aposentado João Gilberto Oliveira, que se dispôs a ficar na pista indicando o caminho aos motoristas.

Nesta semana, o assunto voltou a ter destaque depois que algumas imagens foram colocadas nas redes sociais pelos moradores em busca de providência. A denúncia foi feita também na Câmara de Vereadores e pautou a fala de vários parlamentares na última reunião.

Para Joacaz Reis, mecânico industrial e morador da região, a preocupação vai além.

“O asfalto está cedendo e vai ceder mais. Se alguma carreta tombar, vai cair em cima das nossas casas, que ficam abaixo da pista. Pra te falar a verdade, eu não acredito que eles vão resolver. Só vem aqui fazer porcaria. Se eu encontrasse o prefeito hoje, falaria para ele colocar a mão na consciência. Faz asfalto onde já tem, no Centro, e deixa o nosso bairro abandonado”, reclama o morador.
 
DEMANDA ANTIGA
Joacaz aproveitou para se queixar que a administração teria asfaltado apenas uma rua do bairro e, que além de não ter finalizado o serviço, a via principal foi deixada de lado. “Eles fazem tudo pela metade. Não colocam o meio fio e a rua que dá acesso está terra pura. Eu acho que isso é pra justificar o dinheiro”, sugeriu.
 
SEM PRAZO
O secretário de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Guilherme Guimarães, afirmou que uma equipe foi até o local para identificar o problema.

“Juntamente com a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, estamos colocando lá uma grande escavadeira que vai mais a fundo, para descobrir onde a terra está indo, onde está acontecendo essa fuga de material”, afirmou.

Sobre o prazo para o serviço ser executado, o secretário disse que “a expectativa é a de que seja o mais breve possível”, sem, no entanto, precisar uma data.

Questionado sobre a pavimentação, Guilherme disse que a prioridade é para ruas que têm mais moradores, mas que a rua “R”, que seria a principal, será contemplada com a pavimentação em um segundo momento.

(MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por