Logotipo O Norte
Domingo,13 de Julho

Peixes são atração no mercado municipal

Jornal O Norte
Publicado em 24/09/2008 às 10:37.Atualizado em 15/11/2021 às 07:44.

Samuel Fagundes


Repórter



A atacadista de peixes Arlete Jesus Teixeira, mais conhecida como Lete Peixes, realiza no mercado municipal de Montes Claros a 1ª Exposição de peixes ornamentais, que terá variados tipos de peixes, desde nacionais, importados e exóticos, além de muitos tipos de aquários, plantas aquáticas e toda ornamentação adequada para a criação de peixes.



A exposição segundo Arlete tem a intenção de mostrar para Montes Claros e região como é o verdadeiro aquarismo, que busca na medida do possível recriar o habitat natural dos peixes.



- O que eu quero mostrar nessa exposição não é esse aquarismo só de peixe em vidro, de aquários sem plantas, com pedras coloridas, mas mostrar como realmente é natural, com plantas e pedras naturais, para se chegar o mais perto possível do habitat do peixe. - explica Arlete.



AQUARISMO EM MONTES CLAROS



Ela conta que em todos os grandes centros como São Paulo, por exemplo, acontecem exposições que geralmente são em mercados e em Montes Claros isso ainda não havia acontecido. Ela explica que muitas pessoas em Montes Claros têm aquários que custaram mais de cinco mil reais, e têm pessoas mais humildes que querem ter um aquário e não têm porque acham muito caro.



- Quero mostrar e incentivar o aquarismo na cidade que, infelizmente, tem pouco incentivo, principalmente porque os aquários daqui são muito caros, o peixe não é tão caro, mas o aquário sim. A exposição vai mostrar isso também, que você pode ter um aquário a partir de 15 cm. Minha intenção é conseguir trazer aquários com preços mais acessíveis e com isso popularizar o aquarismo, para não ser uma coisa destinada só às elites – revela a aquarista.



A partir dessa exposição, Arlete conta que está amadurecendo a idéia de instalar uma loja no mercado para atender e receber atacadistas e pessoas que criam peixes. Atualmente ela não tem loja, trabalha em casa atendendo no varejo e no atacado.



SUPERAÇÃO



Há 15 anos Arlete teve uma forte depressão, mas conseguiu se curar. Há cinco anos, quando sua filha passou no vestibular fora da cidade, ela temeu a depressão novamente, e encontrou nos peixinhos o “remédio” para evitar esse sofrimento, e hoje o aquarismo é seu hobby e trabalho.



SOBRE PEIXES



Falando sobre peixes, ela explica que peixe Gupy é o que tem menor média de vida, pois se reproduz a cada 45 dias, e tem um desgaste muito grande. Sua média de vida chega a seis meses podendo chegar a um ano. Os peixes que vivem mais são as carpas, que segundo ela são centenárias – há um registro de uma carpa que viveu cerca de duzentos anos atrás, na China. Ela ressalta que os peixes criados em aquário independentemente da espécie necessitam de cuidados específicos.



- Os peixes criados em aquário, podem viver mais ou menos, dependendo muito do estado de vida oferecido a ele. O peixe tem que estar num aquário do tamanho certo, com a água adequada, planta adequada, climatizando a água dentre outras coisas. Existem bactérias muito fortes que exterminam um aquário de peixes em poucas horas e por isso que se deve ter toda a essa preocupação - explica Arlete.



A EXPOSIÇÃO



Arlete conta que na exposição o publico poderá ver vários tipos de peixes brasileiros, como o Acará Discus que de acordo com ela é hoje o principal peixe do aquarismo no mundo, devido ao seu encanto. Ela afirma que a cidade ainda tem poucas pessoas com o devido conhecimento sobre o aquarismo e frisa que no Brasil temos diversos tipos de peixes ornamentais e que vários países têm interesse neles.



- A variedade de peixes ornamentais no Brasil é muito grande, é uma coisa fabulosa, temos uma riqueza muito grande no rio Amazonas, vários paises europeus estão de olho, por exemplo, no Discus que é da Amazônia. E na exposição teremos muitos tipos de peixe, os mais populares, como o Molinésia, o Espada, Carpas japonesas, o Beta, os Ciclídios, a exposição vai mostrar uma gama de variedades, o que tem de melhor no aquarismo, e assim eu pretendo divulgar o aquarismo em Montes Claros e região - afirma Lete Peixes.



DIFICULDADE



De acordo com ela é muito difícil encontrar pessoas disponíveis e que sejam capacitadas para trabalharem com peixes. E faz uma critica à maioria das lojas da cidade que segundo ela, não tem conhecimento para dar informações sobre os peixes e o que é necessário para que eles vivam com maior qualidade.



- As lojas de Montes Claros trabalham de uma forma diferente, foram implantadas pedras coloridas nos aquários, sendo que elas são para ornamentar plantas, você chega a uma loja para comprar e não tem um pessoal capacitado para falar sobre os peixes e sobre as condições necessárias pára se criá-los de maneira correta. Na exposição, eu pretendo mostrar para as pessoas as condições adequadas para se criar um peixe em aquário – diz a criadora e apaixonada por peixes Arlete.



Ela lembra que hoje em dia quase tudo que precisamos saber em relação a algo pode ser encontrado na internet.



- No caso dos peixes, basta digitarem o nome do peixe numa busca que vocês vão encontrar algo a respeito dele.



A 1ª Exposição de peixes ornamentais acontece no mercado municipal de Montes Claros de 26 a 28 de setembro. Para mais informações 32160407 ou 91570024.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por