O trabalho desenvolvido pela entidade em Montes Claros é considerado primeiro lugar no Brasil
Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Minercina Cardoso da Silva, coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Criança de Montes Claros afirma que algumas dificuldades no que tange à falta de mais voluntários.
A Pastoral é uma organização comunitária de atuação nacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade humana e na partilha do saber.
Minercina Cardoso da Silva prepara mingau reforçado
para crianças no dia da Celebração pela Vida
(foto: arquivo)
O objetivo, segundo Minercina é o desenvolvimento integral das crianças, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações de caráter preventivo e que fortaleçam o tecido social e a integração entre a família e a comunidade. Ela salienta que falta a esta entidade a presença de voluntários para serem capacitados como lideres, que estariam habilitados a desenvolverem ações básicas de saúde e outras inúmeras ações nas comunidades carentes.
CNBB
Minercina explica que a Pastoral da Criança é um organismo de ação social da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, de atuação ecumênica, ou seja, aberta a pessoas de todas as religiões.
– Não fazemos distinção de raça, cor, sexo, opção política ou nacionalidade. Nossa principal característica é sua imensa rede de solidariedade, hoje formada por 250 mil voluntários, que atuam em nível comunitário, e que dão sustentação à instituição. Minercina Cardoso diz que em Montes Claros, atualmente, 683 líderes estão envolvidos em nos trabalhos desenvolvidos pela Pastoral da Criança, sendo que 8.917 crianças são atendidas. Segundo ela é importante a adesão de mais voluntários para que o trabalho comunitário possa abranger um número ainda maior de crianças. Ela salienta também que os interessados em se tornar voluntários podem se dirigir ao escritório arquidiocesano localizado à rua Januária, 387, centro.
CAPACITAÇÃO
De acordo com Minercina, foi realizados um curso de capacitação nos dias 18 e 19 de maio, denominado Guia de Líder, no sentido de fortalecer o trabalho da Pastoral da Criança nas comunidades.
- Participaram deste curso os coordenadores de comunidade, de paróquias e o pessoal que trabalha no escritório. Com duração de 16 horas, o curso destinado ao projeto de alimentação enriquecida, que acontece no Bairro Maracanã.
Minercina ressalta algumas mudanças ocorridas para o caderno de líderes de 2007, dentre as quais se destacam as novas informações dos cartões das crianças, vacinas e vitamina A, cuidados com as crianças no que diz respeito à obesidades infantil e prevenção de anemias. O Coordenador do Centro de processamentos de dados e capacitador de líderes da Pastoral da Criança, Cleber Teixeira de Souza explica que o líder é a pessoa escolhida pela própria comunidade e ligada à Confederação dos Bispos do Brasil, que recebe treinamento com noções básicas de saúde das crianças, plantio de hortas, uso da multimistura, dentre outros aspectos considerados relevantes para o desenvolvimento moral e físico da criança.
De acordo com o coordenador, no Brasil há 9.607.443 crianças pobres e a Pastoral vem fazendo sua parte para diminuir este índice considerado significativo e extremamente negativo para o país.
Com orgulho e senso de que a Pastoral está cumprindo com o seu dever, Cleber Teixeira, diz que a Pastoral da Criança de Montes Claros está em primeiro lugar no Brasil, no número de crianças atendidas e acompanhadas de maneira efetiva que é de 27.437, o que é na sua opinião é uma marca histórica e que motiva a pastoral a enfrentar novos desafios. Cleber Teixeira ressalta que a orientação da CNBB é que cada líder tenha que visitar 15 famílias sendo que uma ficha cadastral é preenchida os dados são enviados via Internet para Curitiba, que é onde está localizada a Coordenação Nacional da entidade.