Parceria viabiliza recuperação da Igreja dos Morrinhos

Jornal O Norte
Publicado em 06/02/2007 às 11:28.Atualizado em 15/11/2021 às 07:57.

Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net



Quando chegava aos domingos, que emoção! Ouvindo o sino pequeno badalar... Pelas escadas, os fiéis em profusão subiam ao morro para a missa rezar... Esse é um trecho do poema da escritora montes-clarense, Dina Mangabeira, e que se faz presente em uma das paredes da Igreja dos Morrinhos.



null


Capela dos Morrinhos é dos símbolos da cidade


e que vai passar por reforma
(foto: Wilson Medeiros)



Coincidentemente, depois de matéria publicada em O Norte sobre a igrejinha dos Morrinhos, quando Jean Fabiano Oliveira, morador do bairro Morrinho revelou a situação precária do patrimônio público, e cobrou da prefeitura imediata reforma da tradicional e histórica igreja, a assessoria de comunicação da prefeitura divulgou que a Capela de Nosso Senhor do Bonfim começa a ser preparada para mais uma restauração. 



A histórica Igrejinha dos Morrinhos, segundo a administração municipal, receberá serviços emergenciais de correção da cobertura, que apresenta diversas telhas quebradas em função da ação de vândalos, e de infiltrações que prejudicam o revestimento interno.



VIABILIZAÇÃO



As obras estão sendo viabilizadas por meio de parceria entre o poder público e uma empresa da cidade. A secretaria de Atividades e Serviços Urbanos realiza levantamento dos serviços que são necessários para a restauração da igreja, uma vez que a edificação também apresenta rachaduras nas paredes e problemas na instalação elétrica. Os custos com material serão arcados pela empresa, que não querem ser identificadas, enquanto que a poder público ficará por conta de toda a mão-de-obra.



Símbolo dos 150 Anos de Montes Claros, a Igreja dos Morrinhos foi construída entre 1884 e 1886, fruto do cumprimento de uma promessa. Os recursos, oriundos de doações, foram captados pela idealizadora da obra, dona Germana Maria de Olinda, cujo corpo está enterrado na capela.



De acordo com levantamentos históricos, em 1930 a igreja recebeu reparos que a descaracterizaram. Mas em 1940 o prédio foi restaurado para a retomada de sua forma original. A última intervenção foi em 1996, quando passou por outra importante recuperação. A iniciativa foi conduzida pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Montes Claros, em parceria com o Conselho da Igreja, a Associação dos Moradores do Bairro e empresários.



A CAPELA



Além das referências históricas, da edificação graciosa e da localização privilegiada, a Capela de Nosso Senhor do Bonfim figura como um dos principais cartões postais da cidade.



No alto do Bairro Morrinhos, está em local jardinado, onde se destaca o Cruzeiro em madeira. No interior da capela, o altar-mor é de beleza inconfundível, com imagens de Nossa Senhora Aparecida e do Senhor do Bonfim.



Hoje, a igreja que pertence à Paróquia de Santa Rita, é utilizada para celebrações de casamentos e missas especiais. (Com informações da Ascom)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por