O hospital Prontocor, em Montes Claros, que já presta serviços de internamento de auto risco a pacientes do SUS - Sistema único de saúde terá agora o atendimento à rede pública ampliado, incluindo, entre os serviços, a realização de cirurgias e exames. Dos 79 leitos que o hospital dispõe atualmente, 40 serão destinados a pacientes do SUS. O convênio foi assinado nesta semana pelo prefeito Athos Avelino – PPS, o secretário municipal de Saúde, João Batista Silvério, e diretores do hospital.
O contrato é para prestação de serviços ambulatoriais e hospitalares, dentro dos limites quantitativos, que serão distribuídos por níveis de complexidade e de acordo com as normas do SUS. São atendimentos médicos, por especialidade, com realização de procedimentos de radiodiagnóstico, ultrasonografias, diagnose e consultas especializadas.
O secretário João Batista Silvério classificou a parceria como um marco na evolução do SUS em Montes Claros.
- Este é o primeiro contrato na vigência da Central de regulação de leitos, que irá encaminhar os pacientes. O Prontocor, que era um hospital que atendia basicamente na área de cardiologia, ampliou seus serviços e, hoje, possui uma oferta que atende necessidades do município.
CONTRATO
O cumprimento do contrato será acompanhado in loco por um Conselho gestor que deverá ser implantado pelo Prontocor. O grupo será composto por cinco usuários indicados pelo Conselho municipal, dois diretores e dois funcionários do hospital.
- É uma parceria que vai contribuir para a diversificação de oportunidades e a democratização do acesso – acrescentou o prefeito Athos Avelino.
O contrato, que tem valor mensal estimado em R$ 151 mil, terá a duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por período igual até o limite de cinco anos.