Emprego para os pais, bonecas e material escolar são alguns dos pedidos das crianças para Papai Noel
Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Estes são alguns dos pedidos de criança carentes que moram na periferia de Montes Claros:
- Papai Noel estou escrevendo esta carta para você me mandar um presente. Sou uma criança e por isso tenho direito de brincar e ser feliz. No dia 2 de maio de 2006 vou fazer 9 aninhos. Tenho 8 anos e estou estudando na 2ª série. Me dê um presente no Natal. Vou ficar muito feliz. Até breve.
- Papai Noel, eu queria de presente neste natal, material escolar para eu poder continuar estudando. Papai Noel, eu quero que minha carta seja escolhida para que meu desejo seja atendido. Eu quero ganhar uma bolsinha de lápis, com lápis de cor dentro.
- Meu nome é Natanis, tenho 06 anos de idade, Papai Noel, sei que você está muito ocupado atendendo outros pedidos, mas eu também quero pedir algumas coisas como emprego para meu papai. Elle está muito triste porque não tem emprego. Também quero uma boneca bem grande, o que o senhor puder me dar eu agradeço de coração. Moro no bairro Cidade Industrial.
Essa são apenas algumas das várias cartas que as agências dos Correios recebem geralmente no mês de novembro e se estende até dezembro com o objetivo de pedir presentes ao Papai Noel. Escritas à mão pelas próprias crianças ou por parentes, elas são endereçadas ao Pólo Norte, mas acabam parando no meio do caminho, já que os Correios armazenam essas correspondências para entregá-las a futuros candidatos a padrinhos. O programa, intitulado Papai Noel dos Correios existe em todo o Brasil há mais de 15 anos, sendo que a partir de 1997 este projeto foi estendido para as unidades dos correios do interior do estado.
De acordo com Simone Guimarães Soares Rodrigues coordenadora do projeto Papai Noel em Montes Claros neste ano o projeto foi aberto no dia 16 de novembro sendo que o recebimento de cartas foi até do dia 16 de dezembro. Ela explica que geralmente os pedidos se baseiam em material escolar, brinquedos e cesta básica. – Recebemos neste ano 2 mil cartinhas, estamos buscando parcerias com as empresas para que possamos ajudar as crianças. É importante que a sociedade, a classe empresarial e a imprensa possam se mobilizar para que possamos proporcionar um natal mais feliz para as crianças que escreveram estas cartas. Segundo Simone antes este projeto era realizado somente entre os funcionários dos Correios, mas devido o grande volume de cartinhas recebidas eles acharam por bem estender este importante projeto para a comunidade em geral. Ela explica que todas a cartinhas destinadas a este projeto são abertas sendo permitida a leitura por parte das pessoas que desejam colaborar.
MOBILIZAÇÃO
Alguns jovens da igreja Adventista do 7º dia atenderam o apelo da coordenadora do projeto Papai Noel dos Correios na cidade é distribuíram entre os membros desta igreja mais de 50 cartas entre a juventude. De acordo com Alexander Ferreira Costa os Correios está dando a oportunidade para ele e outras pessoas de presentear algumas crianças carentes da cidade propiciando assim um natal e ano novo mais feliz para as mesmas. – É realmente emocionante a forma como estas crianças escrevem estas cartinhas. Em nenhuma das que eu tive a oportunidade de ler estas crianças estão pedindo dinheiro e sim brinquedos e material escolar. É preciso que todas as pessoas independente de religião possam colaborar com este importante projeto dos Correios, conclui. Quem desejar apadrinhar uma cartinha pode se dirigir a agencia central dos Correios localizada próximo a praça da Matriz. Qualquer outra informação pode ligar no telefone – 3214-3948.
