Samuel Nunes
Repórter
IPVA, IPTU, contas de luz, água, telefone, matrícula e também compra de material escolar. O ano se inicia pesando no bolso da população, e mesmo faltando mais de um mês para o início das aulas, as papelarias e os lojistas do shopping popular já estão se preparando para o intenso movimento nas vendas. Considerados os melhores períodos para o setor, os meses de janeiro e fevereiro aquecem o faturamento deste segmento do comércio.
(foto: XU MEDEIROS)
Movimento já é grande nas papelarias
Variedades, marcas e personagens famosos que agradam as crianças, além de uma infinidade de itens que compõem a lista indicadas pelas escolas já estão disponíveis. Mas é preciso pesquisar bastante antes de comprar, já que os preços variam dependendo do modelo e um mesmo produto pode ser encontrado por valores diferentes.
QUALIDADE
Além do preço é bom observar, também, a qualidade do material que vai ser comprado, afirma Maria Conceição Silva, mãe do pequeno João Gabriel que com a lista em mãos pesquisava os preços de 26 itens da lista de material escolar em diversas papelarias da cidade.
Ela revela que mesmo entre os nacionais, a qualidade do material escolar cai se o preço é menor.
- Uma caixa com 12 lápis de cor, por exemplo, pode custar R$ 2,50 a de segunda linha e R$7,90 a de marca, do mesmo fabricante. Na hora de colorir, a diferença aparece, e o barato pode sair caro - alerta.
EXPECTATIVA
O auxiliar administrativo da papelaria Xodó, Joelton Dias, afirma que quanto às vendas de material escolar a expectativa é das melhores. Afirma que já é tradição que tão logo passe o período das vendas de fim de ano a papelaria já começa a se adequar para receber os clientes.
- Já temos na papelaria toda a linha de material escolar, como por exemplo, mochilas, fichários e cadernos. As prateleiras já estão sendo organizadas e os produtos já podem ser vistos principalmente pelos pais - diz.
Joelton Dias não soube precisar em porcentagem quanto espera vender com a volta às aulas, entretanto, salienta que a perspectiva é de que as vendas sejam ainda melhores do que no mesmo período do ano passado.
SHOPPING
No shopping popular as vendas de material escolar é no momento, oportunidade de aquecimento nas vendas. De acordo com Rosane Ribeiro Soares, lojista, depois das vendas de natal o movimento no shopping popular caiu mais de 50%. Revela que o estoque de produtos contendo toda a linha de material escolar já está sendo organizada de forma que chamem a atenção de quem frequenta o shopping popular.
- Já está chegando no estoque produtos do tipo estojo e lancheira, os mais procurados aqui neste período. A nossa expectativa é de que o movimento possa aumentar com as vendas de material escolar - afirma.