Samuel Nunes
Repórter
“Papai Noel, tenho 9 anos, estudo a 2ª série, e estou escrevendo esta carta para você me mandar um presente. Sou uma criança e por isso tenho direito de brincar e ser feliz. No dia 2 de maio de 2011, vou fazer 10 aninhos. Por favor, me dê um presente no Natal, pois vou ficar muito feliz. Até breve!”
Essas palavras foram retiradas de uma das centenas de cartas enviadas, nesta época, para as agências dos Correios em Montes Claros. Todas têm um único objetivo: pedir presentes ao Papai Noel. Muitas são escritas pelas crianças, outras por parentes, e são endereçadas ao Pólo Norte, mas acabam parando no meio do caminho, ou seja, nos Correios. Na agência postal são entregues a padrinhos voluntários, pessoas que realizam os sonhos dessas crianças no Natal.
Projeto Papai Noel dos Correios começou,
oficialmente, na tarde desta segunda-feira
Dentro deste espírito, a edição 2010 da campanha Papai Noel dos Correios, que há 21 anos busca proporcionar a realização dos pedidos das crianças carentes, chegou a Montes Claros na tarde desta segunda-feira, 22, com apresentação do coral de música da Unimontes e banda de música do 10° Batalhão da polícia militar.
ADESÃO
Evaldo Jener, coordenador institucional dos Correios diz que a expectativa é de que 10 mil cartas sejam adotadas. Afirma que até o momento, cerca de 84 mil cartinhas foram cadastradas pelo sistema da campanha em todo o estado, dentre as quais, quase 23 mil já foram apadrinhadas.
Belo Horizonte se destaca pelo número expressivo de pedidos recebidos. Até o momento, mais de 16 mil cartinhas já foram cadastradas na capital mineira.
O objetivo da campanha, segundo Evaldo Jener é que 100% das cartas sejam adotadas e para atender a demanda, uma equipe de funcionários e voluntários dos Correios está lendo cada correspondência recebida, que tem os mais diferentes pedidos das crianças, como por exemplo, material escolar, alimentos, roupas e brinquedos com valores acessíveis.
- No natal de 2009, das 165 mil cartas recebidas em Minas Gerais, 150 mil delas encontraram padrinhos, número que ultrapassou a expectativa da empresa, que, inicialmente, era do atendimento de 130 mil pedidos, afirma.
Evaldo frisa ainda que a participação da sociedade montesclarense é primordial para o sucesso da campanha que tem como objetivo único proporcionar alegria no natal para as crianças.
CAMPANHA
De acordo com Evaldo, são aceitas somente as cartas de crianças matriculadas em instituições de ensino, abrigos e creches da rede pública com até 10 anos de idade.
- A metodologia de vincular a campanha ao tema educação está diretamente relacionada ao alcance dos objetivos de desenvolvimento do milênio, em especial aos itens educação básica de qualidade para todos e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
- Vale lembrar que Minas Gerais, ao longo dos anos, vem se destacando neste projeto social, portanto, é fundamental a participação de todos adotando uma carta e consequentemente fazendo uma criança feliz no natal. O projeto prossegue até o dia 20 de dezembro -, conclui.
Quem desejar ser um padrinho voluntário, pode procurar à agência central dos Correios em Montes Claros e escolher uma das cartas. Outras informações telefone (38) 3214-3948.