Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Segundo a Organização Mundial de Saúde por ano morrem no mundo cerca de três milhões de pessoas vítimas do vício do cigarro. No Brasil este número é de 100 mil vítimas por ano. Outro dado importante é que 90% das mortes por câncer são causadas pelo cigarro que causa em torno de 25 doenças diretas e outras indiretas.
Exposição do personagem Juquinha durante palestra (foto: Jussara Boa Sorte)
Segundo pesquisas quanto mais cigarro uma pessoa fuma mais possibilidade ela terá de contrair alguma doença. Motivados pelo ideal de conscientizar a sociedade sobre as conseqüências do hábito de fumar o Clube de Jovens Pioneiros do Norte está realizando na igreja adventista do 7º dia, na rua Carangola, 437, no bairro Santa Rita II, um curso de como deixar de fumar em poucos dias. A abertura aconteceu na noite do último domingo com uma dinâmica relacionada às marcas que ficam na vida da pessoa. Logo em seguida o personagem Juquinha, caracterizado por um esqueleto de um crânio foi mostrado aos presentes. Na seqüência foi passado um vídeo de 4 minutos sobre um dos principais órgãos do corpo humano, o coração, sua importância e conseqüentemente a importância que as pessoas dispensam ao mesmo.
PALESTRA
Outro ponto alto da abertura do curso foi à exibição de dados em palestra denominada Epidemia Tabagica. Foi realizada uma rápida introdução genérica sobre o tabagismo. De acordo com a organização mundial de saúde o cigarro é a maior causa de doenças e morte. Atualmente em todo o mundo existe aproximadamente um bilhão de fumantes sendo 33 milhões no Brasil, 8 milhões em São Paulo. De acordo com uma das integrantes do Clube de Jovens, Magna Luciele Nascimento Pereira o objetivo deste curso é mostrar para quem é fumante os malefícios do cigarro. Ele conta ainda que durante o curso será entregue para quem desejar um remédio que ajuda a eliminar as toxinas do cigarro.
RESULTADOS OBTIDOS
Magna Luciele lembra que este mesmo curso já foi realizado em outros locais da cidade como o auditório da Copasa, direcionados aos funcionários da empresa, e da Codevasf-Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Mucuri. Segundo ela, através destes cursos inúmeras pessoas já deixaram o vício do cigarro.
- Já temos relatos de pessoas que abandonaram o hábito de fumar, o que para nós é importante, pois o nosso trabalho está dando resultados – diz.
Eujácio Antônio Novato é membro da igreja adventista e diz ser importante este tipo de conscientização. Ele observa que é relevante mostrar para a sociedade em geral a importância de se ter uma boa qualidade de vida. Durante esta semana, profissionais da área médica como dentista, nutricionista, fonoaudiólogo e enfermeiro estarão ministrando palestras para os participantes.
Outra que destacou a importância da realização do curso foi a coordenadora geral do Clube de Jovens Pioneiros do Norte, Jussara Boa Sorte. De acordo com ela, na primeira noite do curso a intenção foi expor para o público uma visão geral sobre os malefícios do cigarro em cada órgão do corpo humano.
Durante a explanação de como será o curso ao longo da semana Jussara Boa Sorte falou aos presentes que um só cigarro já é prejudicial à saúde de uma pessoa.
- A duração das palestras é de 1 hora e durante a semana, em cada noite, um palestrante vai falar algo específico sobre um órgão do corpo humano atingido pelo cigarro. Já apresentamos este curso para funcionários da copasa, hospital Universitário e Codevasf e agora estamos apresentando para a comunidade do bairro Santa Rita. No mês de novembro, em data ainda a ser marcada, será a vez do bairro Independência - conclui Jussara Boa Sorte.