Repórter
samuelnunes@onorte.net
Ainda repercutem os resultados obtidos no último domingo, na praça São Vicente de Paula no bairro Santos Reis, relativos ao dia do Voluntariado. A programação teve inicio às 8h com termino às 13. Participaram do evento acadêmicos de vários cursos da Funorte, como de Administração, Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição, Fisioterapia, Medicina e Odontologia.
De acordo com a professora de Educação Física, Franciele Pereira, cada curso desenvolveu atividades em sua respectiva área de atuação.
- O Dia V teve participação importante da comunidade que apoiou de forma efetiva o evento. Durante as 5 horas de atividades, mais de 1.200 pessoas foram beneficiadas por meio de confecção de currículos, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, escovação, avaliação física, avaliação postural, atividades recreativas, ginástica e danças.
ENTUSIASMO
Segundo o também professor Christian Ricardo, os acadêmicos demonstraram boa vontade em ajudar o próximo e, sobretudo, entusiasmo na realização de várias atividades.
- Eles tiveram a oportunidade de contribuírem com a realização do evento para beneficiar a comunidade, isto foi muito gratificante, tanto para nós professores quanto para eles enquanto estudantes.
Franciele Pereira salienta ainda que o Dia V foi um evento onde a comunidade foi beneficiada e teve a sua auto-estima renovada. Ela afirma que toda a comunidade acadêmica se uniu para fazer a sua parte no dia do voluntariado e assim proporcionar momentos de alegria para a comunidade em geral.
- È gratificante ver estampado no rosto daquelas pessoas um sorriso de agradecimento e tenho certeza que toda a população jamais esquecerá aqueles momentos prazerosos que ali tiveram, já que muitos deles nunca puderam ter essa vivencia - conclui.
ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS
Junto à programação do Dia V aconteceu ainda uma gincana promovida pelo projeto Caminhada Saudável, em prol de arrecadação de alimentos para famílias carentes. A gincana contou com a presença ativa dos participantes do projeto dos bairros Bela Paisagem, Jardim Brasil, Amazonas e Vila Áurea. O desafio lançado a cada equipe foi o de entregar até o término do evento a maior quantidade de alimentos arrecadados.
- Foram arrecadadas muitas cestas básicas e agora está sendo feito um cadastro nos próprios bairros para verificar quais as famílias que mais precisam de ajuda. Assim vamos fazer a alegria de várias famílias no Natal - diz o professor Valter Moura.
Ele explica que o bairro que levou o troféu de campeão por arrecadar o maior número de alimentos foi o Amazonas, sob a coordenação de Silvana Mendes, que colaborou de maneira efetiva para a idealização do evento, mostrando solidariedade e dedicação.
A coordenadora do projeto Caminhada Saudável, professora Franciele Pereira diz que além do projeto promover atividades para o bem estar físico e a promoção da saúde da comunidade, também se preocupa com o ser humano em todos os aspectos para a melhoria da qualidade de vida em geral.
- É satisfatório saber que podemos contribuir de alguma forma para a felicidade daquelas pessoas que tanto precisam - conclui.