Larissa Teixeira
Ascom/Soebras
Na perspectiva de melhorar a organização interna das atividades desenvolvidas nos Campus da Rede Soebras, inseridos em Montes Claros, o Departamento do Sistema de Qualidade no Atendimento (SGQ) ministrou um curso direcionado a seguranças e funcionários que operam na portaria. Com este novo panorama, constata-se que na empresa, não é julgado somente o compromisso ético, mas, também, ações de humanização. O foco nos funcionários, estudantes, fornecedores concorrentes e cidadãos em geral torna-se, no entanto, um importante passo rumo à excelência da instituição.
O gerente administrativo, José Octaviano, com coordenadores
de segurança: participação importante (foto: Wilson Medeiros)
Halley Castro, assessor de diretoria e coordenador do SGQ, enfatizou que o enfoque principal foi o atendimento, com ênfase nas áreas de segurança e relação interpessoal. “Contamos com a participação de quase 100 funcionários, que nos colocaram sugestões para que possamos conhecer, na íntegra, todo o tramite das instituições, certificando assim, as falhas, acertos, anseios e atuação nos campus”.
No decorrer do curso, os funcionários propuseram dicas e melhor esclarecimento de todos os departamentos da Soebras. Para esse mês, já estão agendados mais 3 cursos. No dia 8, serão enfatizados os novos tramites do Crédito Pravaler. “Ainda em outubro, o SGQ profere o curso de cobrança por telefone, que visa padronizar o atendimento e também o de Libras para o setor de atendimento, sendo este, direcionado aos porteiros”, afirma Halley.
MELHORAR É MUDAR...
A velocidade das informações foi um dos assuntos retratados no curso. Antenado e consciente, o segurança Admilson Muniz da Silva Cruz explica a necessidade do curso. “Gostei muito desse encontro, afinal, o conteúdo repassado para a equipe mostrou como se promove uma melhor organização nas escolas”, destacou, sugerindo que o mesmo aconteça mais vezes. O conhecimento aprendido, segundo ele, o despertou para a padronização dos setores.
Durante o curso, o funcionário Alex Pereira de Quadros percebeu a necessidade da organização nas filas, principalmente em períodos de início letivo, o que aumenta ainda mais o fluxo devido a renovação de matrícula, entrega de documentação, bem como averiguação de notas e a demanda de serviços internos e terceirizados. “É importante que a empresa dê esse treinamento e mostre qual é o seu verdadeiro propósito, o seu planejamento futuro e o que, de fato, vislumbra para o seu funcionário”, observa o gerente administrativo da Soebras, José Octaviano da Silva, que acumula 6 anos de experiência na rede. Ainda reitera: “Estou satisfeitíssimo com essa proposta do SGQ por se tratar, entre tantos assuntos, da organização das instituições que somam a Rede Soebras”, completou.