Fundação Dílson Godinho realiza 2ª Jornada de Oncologia do Norte de Minas
Samuel Nunes
Repórter
Antônio Cezar diz que a expectativa é de que até o final de 2012 o hospital tenha de 180 a 200 leitos
Com a proposta de humanizar e buscar soluções inovadoras para o tratamento oncológico, a Fundação de Saúde Dílson de Quadros Godinho realiza entre os dias 04 a 06 de agosto, no Portal de Eventos, a 2ª Jornada de Oncologia do Norte de Minas. O evento é voltado para médicos, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde envolvidos com o diagnóstico, acolhimento e tratamento dos portadores de câncer.
A jornada acontecerá em duas salas distintas sendo uma destinada para médicos e acadêmicos de Medicina das faculdades de Montes Claros. A segunda sala será destinada aos profissionais relacionados aos cuidados paliativos e multidisciplinares. Os organizadores lembram que a 2ª jornada também tem o aspecto científico uma vez que permitirá a apresentação, julgamento e premiação de trabalhos previamente apresentados à organização do evento.
A oncologista Roseana Ferreira diz que esta é uma oportunidade de compartilhar conhecimento em relação ao tratamento do câncer e ressalta que a incidência de câncer na região e no município vem crescendo.
Segundo a médica, em recente pesquisa realizada nos Estados Unidos, 30% das doenças podem ser evitadas e chama a atenção para a necessidade da prevenção, que é fundamental no que diz respeito ao câncer.
MODERNIZAÇÃO
O superintendente da Fundação Dílson Godinho, Antônio Cezar dos Santos, diz que a modernização do hospital e o conhecimento cientifico têm que andar juntos, proporcionando um atendimento de qualidade à população.
O superintendente lembra que o hospital conta atualmente com 98 leitos sendo que mais 17 serão acrescidos e que há projeto para ampliação do Centro de Tratamento Intensivo de oito para 20 leitos.
- Nossa expectativa é de que até o final de 2012 o hospital tenha de 180 a 200 leitos. Somado-se a isso tem a ampliação de salas e do bloco cirúrgico de cinco para nove salas - diz.
Cezar afirma ainda que o objetivo da instituição hospitalar é agregar novos profissionais nas mais diversas áreas e que com a ampliação do centro de diagnóstico o paciente terá a possibilidade de realizar exames para solução de problemas ligados a área da saúde.
- Temos ainda reforma do ambulatório para melhor receber o paciente do Sistema Único de Saúde, SUS, isto de forma mais humana e valorizada. Já atendemos urgência e emergência pelo SUS na área de cardiologia e em breve vamos atender urgência e emergência na área de clínica médica.
DADOS
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer em Minas Gerais devem ser registrados mais de 46,6 mil novos casos de câncer neste ano. Serão 23.790 em mulheres e 22.840 em homens. O câncer de mama segundo a pesquisa é o que mais acomete as mulheres, sendo que são esperados 4.250 casos, com um risco estimado de 41 casos a cada 100 mil mulheres. Os cânceres de colo de útero, de cólon e reto também serão predominantemente entre o sexo feminino em todo o estado de Minas Gerais. Nos homens a pesquisa mostra que o câncer de próstata deve provocar 5.350 casos tendo um risco estimado de 53 casos a cada 100 mil homens.