As vitrines das lojas, de Montes claros, estão cheias de ofertas para atrair os consumidores, que no próximo dia 30 receberão a primeira parcela do 13º salário. Para evitar que as compras se tornem transtornos, e afetem a economia familiar, o Procon pede prudência.
Alberto Meneses, coordenador executivo do Procon de Montes Claros, sugere que as pessoas prestem atenção aos detalhes na hora da compra, principalmente os juros mensais e anuais.
Vitrines podem levar consumidor a erro de avaliação
na hora da compra (foto: WILSON MEDEIROS)
- Algumas vezes o vendedor fala apenas do juro mensal, levando o consumidor ao erro. Informando o juro anual na hora da compra, fica nítido que em alguns casos o produto pode ter acréscimo de mais de 50% do preço a vista, e o que seria um benefício, se torna um transtorno, pois as dividas podem comprometer o orçamento familiar por vários meses - comentou o coordenador do Procon.
As vendas a prazo conquistam clientes por terem prestações menores, e mesmo sabendo dos acréscimos, consumidores como Ellen Cristina Gomes, 18 anos e Conceição Reis, 56, acabam optando por essa forma de pagamento para levar para casa o sonhado objeto de consumo. (FC)
DICAS ANTES DAS COMPRAS
1- Não compre por impulso, se programe antes.
2- De preferência a compras a vista, salvo se não tiverem juros à prazo
3- Confira se os juros anunciados conferem com o preço final.
4- Exija a nota fiscal, ela é sua garantia.
5- Confira se na nota fiscal não está cobrando produtos e/ou serviços não solicitados.
6- Confira a mercadoria, pois a troca só é obrigatória se estiver com defeito
7- Em caso de presentes, peça por escrito autorização de troca futura.
8- E em caso de dúvidas procure o Procon
Fonte: Procon- Montes Claros
