Nágila Almeida
Colaboração para O NORTE
A partir de 01 de janeiro a 11ª Subseção da OAB-MG em Montes Claros empossará para presidente Álvaro Guilherme Ribeiro Matos e Vice, o advogado Afonso Geraldo Mendes. As eleições ocorreram no último dia 21 de novembro. Foram 616 votantes, sendo 299 votos para a Chapa “Nova Ordem” e 307 para a Chapa “Democracia e Renovação”, 9 votos nulos e 1 branco. A diretoria eleita será responsável pela gestão da entidade de 2010/2012.
O atual presidente, Dalton Caldeira Rocha, atua à frente da 11ª Subseção da OAB desde 2006 e tentava a reeleição. Segundo ele, seu trabalho foi pautado acima de tudo pela ética e trabalho para o advogado: na defesa das prerrogativas profissionais.
- Durante todo o mandato, e não apenas em época de eleição, reformamos e equipamos as Salas dos Advogados de Montes Claros e região sem fazer alarde, nenhuma placa ou solenidade de inauguração, apenas cumprimos o nosso dever de servir - conta.
Em um breve histórico de sua gestão, Dalton destaca a criação da OAB Jovem em Montes Claros, dando total autonomia aos advogados iniciantes e estagiários, promovendo inclusive, a instalação do Escritório Compartilhado na nova Sede da OAB. Foram realizadas Audiências Públicas na Câmara Municipal para promover a instalação de novas varas.
- Em nosso mandato foram instaladas a 3ª Vara do Trabalho e a Justiça Federal em Montes Claros, e nunca deixamos de lutar pela melhoria do campo de atuação profissional dos advogados. Renovamos nossa Comissão de Esporte, nosso convênio com o Clube da AABB e disponibilizamos um novo e moderno espaço para o futebol semanal dos advogados, buscando a promoção da saúde, juntamente com a campanha anual de Valorização da Saúde do Advogado - afirma.
GESTÃO 2010/2012
O advogado Álvaro Guilherme Matos garante melhorar a atividade dos advogados e também incentivar o trabalho.
- Entre nossos principais objetivos está a defesa das prerrogativas dos advogados, com a criação de uma comissão, que funcionará com três advogados, que irão trabalhar para defender o legal exercício da profissão. Essa proposta é movida pelo fato de que muitas das vezes os advogados ficam limitados de acesso com o cliente que está preso, com o juiz, com o promotor do caso, etc. o que atrasa o processo - afirma.
Outra proposta do novo presidente é a implantação de um programa de promoção da cidadania, incentivando os advogados a participarem de programas de televisão, divulgando textos em jornais ou participando de palestras que possibilitem à população conhecerem um conhecimento básico da lei, dos seus direitos e tirando dúvidas.
A nova diretoria é composta por presidente, Álvaro Guilherme Ribeiro Matos; vice-presidente, Afonso Geraldo Mendes; secretário-geral, Talita Soares Moran; secretário-geral adjunto, Áureo Fabiano Soares de Souza; tesoureiro, Bernardo Carvalho Brant Maia.
Conselheiros: Lisiane de Melo Queiroz, Jose Aluísio Mendes, Manoel Patrício de Souza Gomes, Kátia Vanessa Pires, José Faustino Martins de Souza, Dalton Max Fernandes Oliveira, Antônio Luiz Nunes Salgado e Sérgio Souza Xavier.