Fabíola Cangussu
Repórter
onorte@onorte.net
O dia municipal e mundial de portadores de necessidades especiais foi comemorado, ontem, 17, na câmara municipal, com o objetivo de comemorar conquistas e debater novas metas.
Uma das conquistas segundo Valcir Soares foi o transpecial, com quatro ônibus exclusivos para o transporte urbano de pessoas especiais, que em alguns casos, significa o direito de ir e vir. Valcir diz que até abril de 2008, esse número irá dobrar. A licitação para o transporte urbano garantiu também 32 caros acessíveis, com rampas e com outras adaptações que garantam conforto e segurança aos portadores de necessidades especiais.
Trabalho da Ademoc possibilita maior aproveitamento
de deficientes pelas empresas (foto: WILSON MEDEIROS)
Desde o dia 3 de dezembro, data oficial do dia municipal e mundial, várias regiões do mundo estão realizando atividades para lembrar a data. Este ano, o tema das celebrações é centrado na questão do trabalho digno. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), existem no mundo cerca de 650 milhões de pessoas com necessidades especiais. Desse total, 450 milhões estão em idade de trabalhar.
Na cidade, a Ademoc – Associação de deficientes de Montes Claros criou um banco de empregos, que cadastra as empresas e busca os perfis que melhor se enquadram às necessidades, servindo de ponte entre empresas e candidatos. A associação também se preocupa com a qualificação profissional dos cadastrados, promovendo cursos.
O empresário Leandro Guedes, afirma que ter pessoas especiais no quadro de suas empresas representa um ganho em produtividade e qualidade.
- Eles são mais comprometidos, valorizam cada conquista, são mais centrados. Hoje temos 32 funcionários especiais, que foram selecionados pelo método convencional, valorizando potencial de cada um. Eles trabalham aqui por mérito próprio – ressalta o empresário.
Leandro aconselha os empresários para despirem dos preconceitos, e perceberem a qualidade que essas pessoas têm. Ele disse que a empresa tem funcionário que trabalha há mais de 20 anos, muito antes da exigência legal. E, a maior beneficiária dessa parceria foi a empresa.
A caixa, Graciele Barbosa, Silva, 25, foi contratada há um ano, e revela que foi uma conquista pessoal, pois o próprio preconceito a impedia de buscar seus sonhos. Quando decidiu procurar emprego, foi contratada imediatamente.
- Eu aconselho todos a buscar qualificação profissional e não ter medo de receber um não, pois isso acontece com todos, indiscriminadamente. O importante é não desistir de tentar - completa Graciele.
ESTATUTO
Está em debate no Congresso Nacional o projeto do senador Paulo Paim, PT-RS. de um Estatuto do Portador de Deficiência. - Ora, a Constituição é o estatuto de todo brasileiro, inclusive a pessoa com deficiência. Um estatuto especial faria de cada deficiente um cidadão à parte - afirma o senador.
O vereador Valcir da Ademoc, PTB, é a favor do estatuto. Afirma que será muito útil, pois ele reunirá todos os direitos num único documento.
- Muitos portadores desconhecem seus direitos, suas conquistas. Com o estatuto poderemos aumentar o debate e propor campanhas de conscientização. Será uma ferramenta de luta de cidadania – enfatiza o vereador.
