Número de doadores no Hemominas cai 50%

Jornal O Norte
Publicado em 30/08/2008 às 09:59.Atualizado em 15/11/2021 às 07:42.

De acordo com Gislaine Andrade Lopes, responsável pelo setor de captação e cadastro do Hemominas, devido à vacinação da rubéola o número de doadores cai 50% nos últimos dias.



Explica que a vacina tem um período de contra-indicação de 30 dias e com isso muitos doadores não estão comparecendo para fazer a doação.



null


Estoque de sangue no Hemominas está totalmente


comprometido
pela diminuição no número de doadores



Gislaine afirma que o abastecimento nos cinco hospitais da cidade e mais 31 de cidades próximas como Várzea da Palma, Pirapora e Janaúba já está comprometido.



- Diariamente 100 pessoas faziam doação de sangue, agora este número caiu para 50 e a tendência é baixar ainda mais, por isso, faço um apelo no sentido de que a comunidade possa ajudar a encher o nosso estoque de sangue. Temos inclusive um posto de vacinação contra a rubéola, ou seja, a pessoa faz a sua doação de sangue aqui mesmo, e logo depois pode tomar a vacina.



COMO DOAR



As dicas fornecidas pela responsável do serviço de captação, é que para doar a pessoa deve ter acima de 18 anos. Apresentar boa saúde. Pesar acima de 50 Kg. Chegar no local da doação alimentado, Apresentar um documento com foto. Estas são as regras estabelecidas pelo Hemominas, e em nenhuma hipótese poderá ser realizados doação, com o doador em jejum.



- Após a realização de cadastro, o doador será submetido a uma triagem de exames, com o médico. O médico estará analisando, se o doador está apto ou não para realizar a doação. Logo após a avaliação, o paciente é submetido a um teste de anemia, e também a checagem de temperatura, estando tudo em ordem, será encaminhada para a sala de doação – diz Hysnara Gomes.



Os que desejarem fazer suas doações, poderão estar agendando através do telefone 3212-6777 ou se dirigindo a Rua Urbino Viana, 640, em Montes Claros. (SN)



PARA ONDE VAI MINHA DOAÇÃO? 



O sangue é composto por plaquetas, plasmas e hemácias. Após o processo de recolhimento, no Hemocentro ele será fracionado, e será produzido o concentrado de hemácias, que será utilizado em pacientes em tratamento do câncer, casos de transfusão, e em pacientes que possem doenças falsiforme (uma doença hereditária, em que o paciente apresenta uma grave anemia).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por