
As longas esperas nos pontos de ônibus que tanto tiram o humor dos montes-clarenses podem estar com os dias contados. A partir de agora, os usuários do transporte coletivo na cidade poderão acompanhar, em tempo real, o itinerário dos veículos, o que vai evitar que fiquem à espera por muito tempo. O aplicativo MOCBus GPS foi lançado nesta terça-feira (22) pelo consórcio das empresas que prestam o serviço na cidade.
Desenvolvido pela Prodata Mobility Brasil, o aplicativo faz parte de uma renovação tecnológica do Consórcio MOCBus, composto pelas empresas Auto Lotação Princesa do Norte (Alprino) e Solaris Transportes.
A ferramenta é parte da solução de Bilhetagem 2.0, que permite ao passageiro realizar a recarga do bilhete de transportes e a compra de passagens em formato QR Code.
“Este aplicativo era o que os usuários mais ansiavam que a gente lançasse. O que eles mais queriam era ter um GPS para monitorar os ônibus”, explica o gestor de Comunicação e Marketing do Consórcio MOCBus, João Neto. Ele adverte, no entanto, que o aplicativo ainda está em fase de teste por 90 dias.
“Devemos deixar claro que estamos alinhando o sinal com a operadora, porque sabemos que em Montes Claros, em algumas localidades, uma operadora X funciona melhor que uma operadora Y. Então, estamos alinhando com a operadora para que tudo fique bom para todos”, diz João. Ele garante, no entanto, que no centro da cidade não haverá problema.
“Agora, o passageiro não precisa mais esperar. Ele consegue acompanhar pelo aplicativo o ônibus em tempo real, onde está e quanto tempo vai gastar para chegar no ponto onde está esperando”, afirma João Neto.
Segundo o gestor do consórcio, o app é uma inovação para a cidade, que está sendo uma das primeiras a receber um aplicativo como este, não só em Minas, mas no Brasil todo.
EXPECTATIVA
O vendedor de telemarketing Samuel Santos Barbosa, de 19 anos, gostou da novidade. “Vai ajudar a gente a otimizar o nosso tempo para não precisar sair de casa tão cedo e ficar de 30 a 40 minutos no ponto”, diz animado.
Mas há passageiro com um pé atrás. É o caso do vendedor Pedro Afonso Sousa Pereira, que prefere esperar e ver o funcionamento do aplicativo antes de dizer que tudo é maravilhoso. “É um aplicativo muito bom, a intenção é boa, vamos testar agora para ver se realmente vai funcionar. Não basta colocar o aplicativo e ele não funcionar, assim como estão os ônibus hoje em dia:não funcionam e demoram muito. Então, vamos experimentar para ver e para depois dar uma nota”, diz, cauteloso.
FACILIDADE
O app, segundo o MOCBus, é semelhante aos aplicativos de Uber. “É a mesma metodologia. As pessoas agora vão acompanhar em tempo real, vão saber tudo do ônibus que quiser”, ressalta João Neto.
Ele acredita que ninguém terá problema para usar o aplicativo, tanto que o slogan da ferramenta é “Prático, fácil e feito para você!”.
“A pessoa entra na loja de aplicativo do celular e é só baixar o MOCBus GPS e começar a usar. Não tem que fazer cadastro, é muito fácil”, garante João Neto.