Railda Botelho
Repórter
railda@onorte.net
A situação geográfica do Bairro Morrinhos, abrangendo toda a área das ruas Melo Viana, Corrêa Machado e adjacências, trata-se de um dos pontos determinantes para uma total restauração e revitalização.
O mercado existente no bairro encontra-se em local privilegiado, na região central e turística de Montes Claros, e próximo à estação ferroviária, emissoras de rádio e TV, Copasa e a pitoresca igrejinha dos Morrinhos, considerada patrimônio histórico e cartão de visitas de Montes Claros.
Em conversa à reportagem, o presidente da nova Associação de amigos e moradores do Bairro Morrinhos, Antônio Carlos Carvalho de Freitas, informa que de, 1990 a 2005, descobriu-se que a entidade funcionava ainda de forma irregular, sendo que foi convocada uma nova eleição pela Unamoc, e após feito o registro da entidade junto à Cordam, a atual diretoria quer agora arregaçar as mangas e trabalhar pra valer, no que se refere às obras que serão reivindicadas junto à administração.
VÁRIAS IDÉIAS
Conforme informa o atual presidente da associação, existem varias idéias em transformar o grande Morrinhos, merecidamente, em um local de referências turísticas, além de torná-lo agradável aos moradores.
O presidente luta por uma unidade de saúde que ainda não existe no Morrinhos, e será de grande utilidade para os moradores, principalmente para os idosos e as crianças.
De acordo com Antônio Carlos Carvalho, o projeto para a implantação da Unidade de saúde já se encontra em andamento, inclusive com o apoio integral do vice-prefeito Sued Botelho que, conforme explicou Antônio, residiu no bairro durante muitos anos, e é o maior incentivador para os trabalhos da associação, junto ao secretário municipal de Saúde João Batista Silvério, que também prometeu agilizar os serviços para a Unidade de saúde.
A creche comunitária é outra aspiração da associação, que já entrou em contato com o vereador Gilmar Ribeiro, que prometeu atender a reivindicação, principalmente porque o local para a construção da creche já existe.
SEGUNDO TEMPO
Também de acordo com Antônio, o secretário municipal de Esportes Gino de Souza e o vice-prefeito Sued Botelho pretendem implantar no Morrinhos o Núcleo segundo tempo, que vai atender ao lazer, apoio pedagógico e cultural, que estará atendendo aproximadamente 200 crianças.
De acordo com Antônio Carlos, um grande sonho dos moradores do Morrinhos está prestes a se tornar realidade. Trata-se da implantação do jornal comunitário do bairro, que tem o sugestivo nome Morrinhos Informe.
Conforme informou a jornalista Cinara Dreide, que foi convidada pela diretoria da associação para editar o informativo, trata-se de um jornal totalmente voltado para os interesses do bairro e visa contribuir no que se refere aos problemas enfrentados pela comunidade.
O veiculo informativo conta com a colaboração de 24 patrocinadores e será elaborado pelos próprios moradores, que darão sugestões de matérias, todas voltadas para os benefícios ao bairro.
INÍCIO DE OUTUBRO
Conforme informou a jornalista, o jornal Morrinhos Informe é um dos primeiros grandes projetos que brevemente será colocado em prática, inclusive com lançamento já previsto para o início de outubro.
A idéia da implantação do tablóide partiu do vice-prefeito Sued Botelho, que sugeriu ao presidente da associação, que por sua vez resolveu colocar em prática, mesmo com algumas dificuldades como a questão do patrocínio, o que, conforme informou, esta parte já está temporariamente
De acordo com Cinara Dreide, existem em Montes Claros cerca de 200 bairros e 320 associações de moradores, mas apenas quatro bairros da cidade possuem o seu jornal comunitário, devido às dificuldades financeiras, principalmente com os serviços gráficos.
O Informe Morrinhos contará com oito paginas, e tiragem de 100 exemplares, sendo que a distribuição gratuita à comunidade será nos pontos dos patrocinadores.
A sede provisória da associação situa-se na Rua Melo Viana n° 605, no Bairro Morrinhos. E conta com a seguinte diretoria: presidente, Antônio Carlos Carvalho; vice-presidente, Geraldo Coelho Correa; secretário, Waldir Soares Barbosa; segundo secretário, Rossino Parrrela Veloso; tesoureiro, Fábio Cerqueira Alves.
Conselho fiscal: Roberto Augustinho de Oliveira, Lázaro Eduardo Bastos.
Suplentes: Márcia Cristina Alves, Wellington Ferreira. Conselho de esporte:
Ronaldo Rodrigues Maia. Ação social: Daise Maria Rodrigues. Conselho geral: Wagner Carvalho Freitas.